Veja os murais, conheça o artista: Palestra 3

Terceira Palestra: 17 Setembro às 17h com a Historiadora de Arte Raquel Henriques da Silva e as Obras da Igreja de N. Sra. De Fátima na génese da pintura mural de Almada. A primazia do vitral.

Link para sessão por zoom:

As obras da Igreja de N. Sra de Fátima na génese da pintura mural de Almada. A primazia do vitral

É na Igreja de Nossa Senhora Fátima que Almada Negreiros realiza os seus primeiros vitrais. Dedica-se a este trabalho com uma energia imensa que transmite a toda a equipa de produção.  Também as opções iconográficas – inscritas no programa da Igreja delineado pelos consultores eclesiásticos – são um momento fundamental da sua carreira, propondo uma visão pessoal, mais popular do que erudita, do catolicismo. Alguns dos temas que ali trata pela primeira vez transitarão depois para outras obras, por exemplo para os painéis das Gares marítimas de Alcântara.

Abordarei estas questões na minha comunicação, articulando-as com os valores compósitos e holísticos do sistema estético de Almada Negreiros.

Auria e Fonte da imagem: © O Mirante. Acessível em https://institutodehistoriadaarte.files.wordpress.com/2020/03/rhs-2-e1583327529959.jpg

Nota biográfica:

Raquel Henriques da Silva é atualmente Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), Coordenadora Executiva do Departamento de História da Arte e coordenadora do Doutoramento em História da Arte. Tem vindo a orientar vários projectos de pós-doutoramento e teses de doutoramento em História da Arte Contemporânea, Museologia, História do Urbanismo de Lisboa e História da Arquitectura, que correspondem às suas principais áreas de investigação. É especialmente reconhecida pelo seu trabalho na área dos Estudos Museológicos pela sua experiência anterior como Diretora do Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea e Diretora (1993-1997) do Instituto Português dos Museus, entidade pública que tutela os museus portugueses (1997-2002). Entre 2010 e 2016 dirigiu o Instituto de História da Arte (IHA / NOVA FCSH) onde agora lidera o Grupo de Estudos de Lisboa. Tem sido responsável pelo estabelecimento de parcerias e, assim, pela obtenção de financiamento de diversas instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millennium bcp e o Turismo de Portugal, IP, que têm participado em projetos de investigação dedicados à história das exposições ou edifícios patrimoniais portugueses. Além disso, liderou como Investigadora Principal dois projectos de I&D financiados pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT), Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal [PTDC / EAT-MUS / 101463/2008] e Da cidade sagrada ao secular Cidade. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana em Lisboa no século XIX [PTDC / CPC-HAT / 4703/2012]. Ela publicou extensivamente em exposições, catálogos e livros nacionais e alguns internacionais.