DIA 2
O segundo dia da conferência foi dedicado a Ciências do Património, com uma sessão temática sobre Deterioração da cor (origem, tipos, mecanismos), seguida de outra sobre Ciência e Tecnologia aplicada ao estudo da cor. Esses temas foram introduzidos na plenária conferida por Claúdia Nunes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil), acerca do grande mural “Jogos Infantis” de Cândido Portinari pintado em 1944 no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Na terceira sessão do COLOURS2022, foram abordados os fenómenos de deterioração da cor, de que forma estes mudam a nossa perceção da obra de arte, quais os sinais que o conservador (e o cientista de Herança cultural) devem estar atentos durante o diagnóstico, e as técnicas multi-analíticas disponíveis para fornecer dados adicionais. As investigações apresentadas cobriram uma variedade de expressões artísticas, autores, causas e efeitos, e técnicas analíticas. Exemplos incluem street art de Itália e do México, pinturas sobre tela de Aurélia de Souza (Portugal) e de Edvard Munch (Noruega) até às pinturas murais de Almada Negreiros nas gares marítimas de Alcântara. Foi gratificante testemunhar como as equipas multidisciplinares interagem entre si, com as comunidades locais e Instituições competentes para encontrar soluções novas de abordagem e de resolução das problemáticas existentes.
A 4ª sessão teve o maior número de comunicações, 13 de um total de 32 palestrantes esperados para o COLOURS2022. Esses números realçam o crescente interesse no uso de técnicas analíticas em levantamentos de diagnóstico, de caracterização material e técnica de obras de arte modernas e contemporâneas.
Da variedade de temas trazidos pelos investigadores, podem ser destacados alguns, por forma a inspirá-lo a ler o livro de resumos COLOURS2022 e a assistir às apresentações online. Estas tratam de falsificação de pinturas, cores à base de cobalto, corantes naturais e sintéticos, metodologia de diagnóstico artístico multinível, estudos sobre o modus operandi do pintor, tratamentos de conservação, sistemas de imagem multiespectrais, FTIR, FORS, técnicas óticas e espectroscópicas, espectroscopia de NMR e um novo mapeamento macro-raman.
A segunda plenária do dia 2, foi proferida ao final da tarde por Leslie Rainer do Getty Conservation Institute (EUA), e foi dedicada a David Alfaro Siqueiros e à sua obra mural realizada em Los Angeles na década de 30 do século XX. Leslie apresentou os resultados de projetos integrados passados (e em curso) para estudar, interpretar, preservar, e divulgar a obra de um dos maiores muralistas mexicanos para as gerações seguintes. Foi um momento privilegiado de reflexão sobre tudo o que foi discutido durante o dia, e de como a investigação pode (e deve) beneficiar a preservação do património, a prática da conservação e restauro e o crescente envolvimento das comunidades locais.
O segundo dia do COLOURS2022 terminou com um workshop sobre microfading facilitado por Tomasz Łojewski da Faculdade de Ciência de Materiais e Cerâmica, AGH University of Science and Technology, Cracóvia, Polônia. Tomasz forneceu uma explicação abrangente da técnica e seu uso para definir os níveis de iluminação em exposições. Com recurso um equipamento MFT, e um software desenvolvido por ele, foram feitos testes em alguns materiais.
Lista de apresentações disponíveis online:
10. Degradation of pigments in street murals: in-situ and laboratory Raman studies.
Bersani Danilo, Laura Fornasini, Rousaki Anastasia, Vandenabeele Peter, Berzioli Michela, Saccani Ilaria
11. Acrylic colours for peace: study and conservation of an outdoor mural painting.
Nathael Cano, Ricardo Medina, María Fernanda Urbina, Valeria López
12. Colours of modernism in Edvard Munch's paintings from Warnemünde period.
Irina Sandu, Jin Ferrer, Francesca Rosi, David Buti, Letizia Monico, Donata Magrini, Claudio Costantino, Laura Cartechini, Aldo Romani, Costanza Miliani, Francesco P.Romano, Claudia Caliri, Claudia G. Fatusso, Giulia Privitera, Zdenk Preisler, Raffaella Fontana, Anna Impallaria, Emanuela Grifoni, Marco Raffaelli, Jana Striova, Christine Andraud, Aurélie Tournié
13. Study of influence of zinc white pigment in Aurélia de Sousa self-portraits.
Maria Aguiar, Carolina Barata and Ana Cabral
14. An Insight into the Green Deteriorated Mural Paint Layers at the Maritime Station of Alcântara (Lisbon): first results of an Archeometric Study.
Andrea Acevedo Mejía, Mafalda Costa, Peter Vandenabeele, Luis Dias, Ana Manhita, Milene Gil
15. Preliminary diagnostic Survey of 1947-1949 Paint Layers at the Maritime Station of Rocha Do Conde De Óbidos, Lisbon: A Multi Analytical Research.
Keelie S. Rix, Luis Dias, Sara Valadas, Ana Cardoso, Ana Manhita, Milene Gil
16. Images study and material characterization of the double-sided painting The Cellist and Portrait of Brancusi by Amedeo Modigliani.
Greta García, David Juanes
17. Cobalt pigments and the spectrum of colours they create.
Elena Davanzo, Gianluca Pastorelli
18. António Carneiro's painting collection from the Museu da Cidade do Porto: Study and conservation in the 150th anniversary of the painter's birth.
Carolina Barata, Maria Aguiar, Ana Cabral
19. XIX- XX century inks: disclosing the composition and the degradation mechanism of dyes in historical collection.
Adele Ferretti, Ilaria Degano, Stefano Legnaioli, Beatrice Campanella and Maria Perla Colombini
20. Color and technique in the contemporary painting collection of the Universitat de València, Spain. The landscapes of the painter Manuel Moreno Gimeno.
Ma. Luisa Vázquez de Á. Pascual, Ester A. Pagán, Álvaro S. García, Susana H. Sala, Lucía R. Iranzo, Juan Carlos I. Garay
21. The colors of Ukrainian baroque icon painter Jov Vasilijevič and his influence to Serbian icon painting.
Daniela K. Crkvenjakov, Theodore Ganetsos, Velibor Andrić and Olivera Klisurić
22. Comparative study of two multispectral imaging systems on the Arxiu Valencià del Disseny interior design samples.
Álvaro Solbes García, Mar Gaitán Salvatella, Javier M. Fernández and Ester A. Pagán
23. Colour and technique in a 1969-Portuguese painting A portrait of 'Faiunça' by Armando Matos Simões (1933-)
Vasco Montenegro, Agnès Le Gac, Helena P. Melo, Sara Valadas, Ana M. Cardoso, António Candeias
24. Traditional and modern colours in Gino Severini's murals.
Patrizia Moretti, Stefan Zumbühl, Francesca Piqué
25. Solid state NMR depth profiling and spectroscopy of paint layers in support of the conservation of a white sculptural environment by Louise Nevelson.
Pierre Taugeron, Sullivan Bricaud, Cindie Kehlet and Jens Dittmer
26. Unveiling a World of Dreams: A Multi-Technical Analysis of The Pink Bows (1937) by Paul Delvaux
Eveline Vandeputte, Geert van der Snickt and Nina Deleu
28. Macro-Raman mapping: a novel approach in the analysis of art objects.
Anastasia Rousak and Peter Vandenabeele
|