Newsletter#6: Tudo acerca do COLOURS2022!

Caros leitores, 

2022 foi um ano de emoções para o Projeto ALMADA, tendo sido um verdadeiro prazer interagir com todos em presença e online. A newsletter de hoje é sobre o COLOURS2022, uma conferência internacional que uniu a ciência à arte na bela cidade de Évora, Património da Humanidade pela UNESCO. 

A 3ª edição do COLOURS2022 foi realizada no âmbito do projeto ALMADA e foi dedicada à arte moderna, e contemporânea, com destaque para pintura mural e street art. No texto que se segue, iremos dar a conhecer este evento que decorreu na Universidade de Évora de 14 a 16 de setembro. Se não teve oportunidade de ver as apresentações, pode fazê-lo agora…

Fique connosco e boa leitura.

Para ler

COLOURS2022 presta homenagem a Almada Negreiros e todas as gerações contemporâneas, e sucessivas de artistas, que combinaram antigas tradições da cor com novos materiais e técnicas de pintura. O evento decorreu no passado mês de setembro e foi organizado pelo Laboratório HERCULES no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Durante 3 dias, investigadores nacionais e internacionais de diversas áreas do conhecimento debateram estudos de cor nas suas diversas vertentes em história, história da arte, artes visuais, arqueologia, arquitetura, ciências do Património e conservação-restauro. O evento de 3 dias foi realizado em formato híbrido, tendo sido a maior plataforma de encontro do projeto ALMADA para especialistas da Academia, Instituições de Herança Cultural e Museus dos quatro continentes. As discussões frutíferas que surgiram destacaram a importância das pesquisas e abriram novos caminhos para a experimentação.

Adicionalmente, a fase pós-pandemia proporcionou um ambiente propício para conversas, entretenimento, experiências gastronômicas, workshops e visita guiada às Gares Marítimas de Alcântara. Tudo possível graças à dedicação e hospitalidade de Milene Gil, do Comité de organização e dos patrocinadores. Uma saudação especial vai também para Rita Almada Negreiros, que gentilmente deu as boas-vindas a todos na cerimónia de abertura.

Foi um sucesso! Obrigado a todos os participantes!

Vídeo do COLOURS2022: https://youtu.be/2a4640GF8dQ

 

DIA 1

O programa do primeiro dia iniciou com a plenária de Mariana Pinto dos Santos do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa  (Portugal). A investigadora, que é a responsável pelo contexto histórico do projeto ALMADA, teve o mérito de apresentar na totalidade a obra artística de Almada durante o regime ditatorial. Seguiram-se duas sessões temáticas, a primeira dedicada à história e simbologia da cor nos séculos XX e XXI, e a segunda aos antigos e novos materiais de cor e sua origem/fabrico/usos.

Na primeira sessão, as comunicações abordaram pinturas murais de artistas contemporâneos de Almada na cidade do Porto (Portugal) e no Rio de Janeiro (Brasil), bem como  o esquema cromático dos vitrais de Almada na igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa. Na segunda sessão, o destaque foi dado a tradições, receitas e processos de fabrico de materiais de cor de artistas modernos e contemporâneos, que agora começam a ser estudados e revelados à comunidade científica e público em geral. Foram partilhados casos de estudo dos EUA e da Europa, abrangendo uma vasta gama de suportes, técnicas de pintura e materiais.

A segunda plenária do dia foi proferida por Katherine Schilling (Yale University, EUA), numa comunicação inspiradora sobre a importância do envolvimento interdisciplinar no estudo e interpretação da cor. A discussão deste primeiro dia continuou na sessão de posters, que versaram sobre os cinco tópicos da conferência.

A receção formal de boas-vindas aos participantes decorreu no Palácio D. Manuel sito no jardim público de Évora. À sua espera, encontrava-se uma coleção de vinhos e iguarias locais, e um momento musical conduzido por alunos da Escola de Música da Universidade de Évora.

Lista de apresentações disponíveis online:

02. Decoding a drawing: Igreja de Nossa Senhora de Fátima glass works colour scheme.
Simão Palmeirim

03. Colours, inspiration, and history behind Gilda Gelmini Neuberger (1811-2011).
Gláucia Wanzeller, Teresa Ferreira, Milene Gil

04. Madder lakes; Reproduction of recipes, chromatic variation and denominations.
De los Reyes, B. (1), Chércoles Asensio, R. (2), San Andrés Moya, M.

05. Sustainable glasses for art and design.
Andrea Ruivo

06. Andy Warhol and His Amazing Technicolor Shoes: Characterizing Early Synthetic Dyes used in À la recherche du shoe perdu and Dr. Ph. Martin's Radiant Concentrated Watercolors.
Abed Haddad, Toni-Nakie-Miller, Josephine Jenks, Glen Kowach, Art Kaplan

07. Complementary study of 27 paintings from MUNCH collection using MFT and pXRF techniques.
Irina Crina Anca Sandu, Tomasz Lojewski, Inger Grimstad

08. Non-destructive analysis of the early Isolani Collection at Pratt Institute.
E. Del Federico, A.Yong, A.Steinfeld, E.Liporace, A. Jerschow, N. Barbi, L. Banner, and R. Miracco

09. Dartecor - Handmade Colors.
Leonel da Costa

Vale a pena espreitar um excerto. Ensemble de clarinetes na receção de boas vindas: https://youtu.be/x79sVJb2J_o

DIA 2

O segundo dia da conferência foi dedicado a Ciências do Património, com uma sessão temática sobre Deterioração da cor (origem, tipos, mecanismos), seguida de outra sobre Ciência e Tecnologia aplicada ao estudo da cor. Esses temas foram introduzidos na plenária conferida por Claúdia Nunes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil), acerca do grande mural “Jogos Infantis” de Cândido Portinari pintado em 1944 no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Na terceira sessão do COLOURS2022, foram abordados os fenómenos de deterioração da cor, de que forma estes mudam a nossa perceção da obra de arte, quais os sinais que o conservador (e o cientista de Herança cultural) devem estar atentos durante o diagnóstico, e as técnicas multi-analíticas disponíveis para fornecer dados adicionais. As investigações apresentadas cobriram uma variedade de expressões artísticas, autores, causas e efeitos, e técnicas analíticas. Exemplos incluem street art de Itália e do México, pinturas sobre tela de Aurélia de Souza (Portugal) e de Edvard Munch (Noruega) até às pinturas murais de Almada Negreiros nas gares marítimas de Alcântara. Foi gratificante testemunhar como as equipas multidisciplinares interagem entre si, com as comunidades locais e Instituições competentes para encontrar soluções novas de abordagem e de resolução das problemáticas existentes.

A 4ª sessão teve o maior número de comunicações, 13 de um total de 32 palestrantes esperados para o COLOURS2022. Esses números realçam o crescente interesse no uso de técnicas analíticas em levantamentos de diagnóstico, de caracterização material e técnica de obras de arte modernas e contemporâneas.

Da variedade de temas trazidos pelos investigadores, podem ser destacados alguns, por forma a inspirá-lo a ler o livro de resumos COLOURS2022 e a assistir às apresentações online. Estas tratam de falsificação de pinturas, cores à base de cobalto, corantes naturais e sintéticos, metodologia de diagnóstico artístico multinível, estudos sobre o modus operandi do pintor, tratamentos de conservação, sistemas de imagem multiespectrais, FTIR, FORS, técnicas óticas e espectroscópicas, espectroscopia de NMR e um novo mapeamento macro-raman.

A segunda plenária do dia 2, foi proferida ao final da tarde por Leslie Rainer do Getty Conservation Institute (EUA), e foi dedicada a David Alfaro Siqueiros e à sua obra mural realizada em Los Angeles na década de 30 do século XX. Leslie apresentou os resultados de projetos integrados passados (e em curso) para estudar, interpretar, preservar, e divulgar a obra de um dos maiores muralistas mexicanos para as gerações seguintes. Foi um momento privilegiado de reflexão sobre tudo o que foi discutido durante o dia, e de como a investigação pode (e deve) beneficiar a preservação do património, a prática da conservação e restauro e o crescente envolvimento das comunidades locais.

O segundo dia do COLOURS2022 terminou com um workshop sobre microfading facilitado por Tomasz Łojewski da Faculdade de Ciência de Materiais e Cerâmica, AGH University of Science and Technology, Cracóvia, Polônia. Tomasz forneceu uma explicação abrangente da técnica e seu uso para definir os níveis de iluminação em exposições. Com recurso um equipamento MFT, e um software desenvolvido por ele, foram feitos testes em alguns materiais.

Lista de apresentações disponíveis online:

10. Degradation of pigments in street murals: in-situ and laboratory Raman studies.
Bersani Danilo, Laura Fornasini, Rousaki Anastasia, Vandenabeele Peter, Berzioli Michela, Saccani Ilaria

11. Acrylic colours for peace: study and conservation of an outdoor mural painting.
Nathael Cano, Ricardo Medina, María Fernanda Urbina, Valeria López

12. Colours of modernism in Edvard Munch's paintings from Warnemünde period.
Irina Sandu, Jin Ferrer, Francesca Rosi, David Buti, Letizia Monico, Donata Magrini, Claudio Costantino, Laura Cartechini, Aldo Romani, Costanza Miliani, Francesco P.Romano, Claudia Caliri, Claudia G. Fatusso, Giulia Privitera, Zdenk Preisler, Raffaella Fontana, Anna Impallaria, Emanuela Grifoni, Marco Raffaelli, Jana Striova, Christine Andraud, Aurélie Tournié

13. Study of influence of zinc white pigment in Aurélia de Sousa self-portraits.
Maria Aguiar, Carolina Barata and Ana Cabral

14. An Insight into the Green Deteriorated Mural Paint Layers at the Maritime Station of Alcântara (Lisbon): first results of an Archeometric Study.
Andrea Acevedo Mejía, Mafalda Costa, Peter Vandenabeele, Luis Dias, Ana Manhita, Milene Gil

15. Preliminary diagnostic Survey of 1947-1949 Paint Layers at the Maritime Station of Rocha Do Conde De Óbidos, Lisbon: A Multi Analytical Research.
Keelie S. Rix, Luis Dias, Sara Valadas, Ana Cardoso, Ana Manhita, Milene Gil

16. Images study and material characterization of the double-sided painting The Cellist and Portrait of Brancusi by Amedeo Modigliani.
Greta García, David Juanes

17. Cobalt pigments and the spectrum of colours they create.
Elena Davanzo, Gianluca Pastorelli

18. António Carneiro's painting collection from the Museu da Cidade do Porto: Study and conservation in the 150th anniversary of the painter's birth.
Carolina Barata, Maria Aguiar, Ana Cabral

19. XIX- XX century inks: disclosing the composition and the degradation mechanism of dyes in historical collection.
Adele Ferretti, Ilaria Degano, Stefano Legnaioli, Beatrice Campanella and Maria Perla Colombini

20. Color and technique in the contemporary painting collection of the Universitat de València, Spain. The landscapes of the painter Manuel Moreno Gimeno.
Ma. Luisa Vázquez de Á. Pascual, Ester A. Pagán, Álvaro S. García, Susana H. Sala, Lucía R. Iranzo, Juan Carlos I. Garay

21. The colors of Ukrainian baroque icon painter Jov Vasilijevič and his influence to Serbian icon painting.
Daniela K. Crkvenjakov, Theodore Ganetsos, Velibor Andrić and Olivera Klisurić

22. Comparative study of two multispectral imaging systems on the Arxiu Valencià del Disseny interior design samples.
Álvaro Solbes García, Mar Gaitán Salvatella, Javier M. Fernández and Ester A. Pagán

23. Colour and technique in a 1969-Portuguese painting A portrait of 'Faiunça' by Armando Matos Simões (1933-)
Vasco Montenegro, Agnès Le Gac, Helena P. Melo, Sara Valadas, Ana M. Cardoso, António Candeias

24. Traditional and modern colours in Gino Severini's murals.
Patrizia Moretti, Stefan Zumbühl, Francesca Piqué

25. Solid state NMR depth profiling and spectroscopy of paint layers in support of the conservation of a white sculptural environment by Louise Nevelson.
Pierre Taugeron, Sullivan Bricaud, Cindie Kehlet and Jens Dittmer

26. Unveiling a World of Dreams: A Multi-Technical Analysis of The Pink Bows (1937) by Paul Delvaux
Eveline Vandeputte, Geert van der Snickt and Nina Deleu

28. Macro-Raman mapping: a novel approach in the analysis of art objects.
Anastasia Rousak and Peter Vandenabeele

Foto de grupo. Miguel Gonçalves-COLOURS2022 ©todos os direitos reservados

DIA 3

O terceiro, e último dia do COLOURS2022, teve como enfoque o tópico Desafios para a conservação-restauro. De manhã, promoveu-se uma reflexão aprofundada sobre os desafios atuais relacionados com valores imateriais, de que são exemplo as tradições orais, saberes e ofícios, e a necessidade da sua valorização e reconhecimento.

A plenária de Mercedes Sanchez Pons, da Universitat Politècnica de València (Espanha) iniciou o debate ao abordar o caso de estudo da Street Art na Cidade Velha de Valência. Uma palestra que destacou a riqueza artística da cidade, mas também a sua problemática; que reflete sobre o papel dos conservadores, da autarquia, dos artistas e da comunidade local nas estratégias a adotar para a preservação e valorização de uma expressão cultural que, intencionalmente efémera, ganhou valor social.

As duas comunicações seguintes de Itália e da Argélia, apesar da distância geográfica e das diferenças culturais, versaram sobre o cromatismo no edificado e sobre o fenómeno de perda gradual das práticas ancestrais das cores na construção tradicional. Ambas alertaram que interferências na transferência de conhecimentos, e práticas modernas, podem levar ao desaparecimento de valores de autenticidade, e do saber-fazer, apesar da existência de regulamentação para os preservar. Envolver e conscientizar a comunidade local, e entidades competentes, para estas tradições é a chave para a sua perpetuação.

A sessão da manhã encerrou com o lançamento do livro de Perla Colombini, e Ilaria Degano, intitulado ‘Analytical Chemistry for the study of Paintings and the detection of forgeries’, publicado pela Springer. A qualidade e a experiência dos autores nesta área fazem desta publicação um must have na vossa biblioteca.

A conferência terminou à tarde com uma visita guiada às pinturas murais de Almada Negreiro nas Estações Marítimas de Lisboa, onde os participantes tiveram a oportunidade única de subir aos andaimes e ver de perto as pinturas. Esta visita guiada foi realizada por Milene Gil, e pela investigadora Inês Cardoso, que mostraram o know-how de Almada Negreiros e os detalhes emocionantes que tornam o projeto ALMADA único.

Mal podemos esperar pela próxima edição do COLOURS, e vocês?

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Visita guiada à Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Miguel Gonçalves-COLOURS2022 ©todos os direitos reservados

Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

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