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Queridos leitores,
Os últimos meses foram repletos de intensa atividade dentro e fora de Portugal. Nesta newsletter apresentamos as campanhas analíticas realizadas em agosto-setembro, seus objetivos, etapas e resultados esperados. Partilhamos também convosco o prémio EUROPA NOSTRA2023, atribuído na categoria de Envolvimento dos Cidadãos e Sensibilização. Este prémio é também de quem nos tem acompanhado nesta aventura de desvendar a arte da pintura mural de Almada Negreiros. Obrigada!
Fiquem connosco e boa leitura.
Imagem: Milene Gil, PI do projeto ALMADA, pousa com José Mirão, Diretor do Laboratório HERCULES, na cerimónia de entrega dos prémios EUROPA NOSTRA 2023. Imagem: Manuel Ribeiro2023-Projeto ALMADA©.Todos os direitos reservados.
Destaque
Prémio EUROPA NOSTRA2023: Projeto ALMADA é para todos em qualquer lugar
Os dias 27 e 28 de setembro foram dias de grande emoção para o projeto ALMADA, galardoado com um dos sete prémios EUROPA NOSTRA 2023 na categoria de Envolvimento dos Cidadãos e Sensibilização. A PI do projeto Milene Gil e o Diretor do Laboratório HERCULES José Mirão estiveram presentes no evento Heritage Excellence Day, onde o projeto foi exibido, e na cerimónia European Heritage Awards realizada na icónica cidade de Veneza, património cultural da humanidade.
Fig.1. Foto dos 30 representantes dos 30 projeto galardoados no EUROPA NOSTRA2023. Imagem EUROPA NOSTRA©. Todos os direitos reservados.
A cerimónia de entrega dos prémios deste ano foi presidida pela Secretária-Geral da Europa Nostra, Sneska Quaedlieg Mihailovic, e contou com a presença de Cecilia Bartoli, Margaritis Schinas e Roberta Metsola, respetivamente Presidente da Europa Nostra, Vice-presidente da European Comission para a promoção do European Way of Live e a Presidente do Parlamento Europeu.
O projeto ALMADA do Laboratório HERCULES está entre os 30 laureados.
A candidatura intitulada ALMADA É PARA TODOS EM QUALQUER LUGAR
destaca a estratégia de comunicação de um projeto científico transdisciplinar que estuda e dá a conhecer o legado de pintura mural de ALMADA Negreiros,
um dos maiores artistas do movimento modernista e de vanguarda em Portugal.
Na Fig. 1, a fotografia oficial dos 30 vencedores deste ano nas cinco categorias a concurso e, na Fig. 2,
a delegação de Portugal continental após a exposição dos projetos ALMADA, Arte Xávega e Cláudio Torres.
Mais informações sobre os eventos podem ser encontradas online:
Press Release com o relato da cerimónia de entrega dos prémios Europeus do Património em inglês, francês, italiano, romeno, espanhol e ucraniano
Video da cerimónia de entrega dos Prémios Europeus do Património.
O momento da entrega do prémio ao projeto Almada pode ser visualizado de 1:15:50 a 1:25:07
Fotos da cerimónia de entrega dos prémios Europeus do Património
Twitter do Heritage Excellence Day
Fotos do Heritage Excellence Day
Informações cedidas por EUROPA NOSTRA
Fig.2. Delegação de Portugal continental no Heritage Excellence Day com os representantes dos projetos Arte Xávega, ALMADA, Cláudio Torres e do centro nacional de cultura (CNC-Portugal). Imagem Projeto ALMADA2023©. Todos os direitos reservados.
Para conhecer
AS CAMPANHAS DE VERÃO DO PROJETO ALMADA EM PORTUGAL E NO BRASIL-ALMADA NEGREIROS (1893-1970) E GILDA NEUBERGER (1911-2011)
Foram duas as campanhas de análise realizadas no verão pelo projeto ALMADA. A primeira aconteceu em agosto, logo após a Jornada Mundial da Juventude, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. Neste espaço de culto, no coração da cidade de Lisboa, encontram-se as primeiras experiências de Almada Negreiros na pintura mural, que passam completamente desapercebidas face à sua obra maior na arte do vitral [1,2]. É difícil não se deslumbrar com as cores, técnica e beleza iconográfica dos vidros coloridos quando banhados pela luz (Fig.1). Esta igreja é o ponto de partida da atividade de Almada como pintor muralista, bem como da sua parceria profícua com o arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, com quem colaboraria na decoração de vários outros projetos na cidade de Lisboa, dos quais três estão em investigação no projeto ALMADA (Edifício DN e as duas Gares Marítimas de Alcântara).
Fig.3. Vista geral e detalhes de alguns dos vitrais no altar-mor, no coro-alto e batistério da Igreja de Nossa Sra. de Fátima em Lisboa. Imagens MGil2023-Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados.
A construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, iniciada em 1934, é um dos exemplos mais famosos e importantes da década ‘de ouro’ da arquitetura modernista portuguesa e da atividade de Porfírio Pardal Monteiro (1987-1957) como um dos principais autores de obras publicas promovidas pelo regime do estado novo na cidade de Lisboa [2]. Vários artistas nacionais são contratados para decorar esta igreja, incluindo os pintores Henrique Franco de Sousa, Lino António da Conceição e Almada Negreiros. Dos contratos celebrados com Almada, apenas são conhecidos até agora o dos vitrais, com data de 6 de julho de 1936, mas este artista fez obra noutros materiais de que se destacam os mosaicos e o portão de ferro forjado que adornam o batistério [2].
Fig.4. Figuração do tetramorfo da autoria de Almada Negreiros. É de notar que por lapso Almada Negreiros pintou as iniciais de S. Lucas em S. Mateus e vice-versa. MGil2023-Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados.
A pintura mural de Almada para este espaço, cuja expressão iconográfica é mais simples e discreta, pode ser observada na pequena cúpula e teto da entrada da igreja, no friso e cúpula do batistério, e no friso que envolve o altar-mor. Para este último, Almada pinta uma figuração do tetramorfo, constituída pelos quatro apóstolos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Um anjo, um leão, um touro e uma águia rodeiam assim o altar de Nossa Senhora de Fátima, separados por parras e molhos de trigo dourados (Fig.4). Foi a este conjunto de imagens que o projeto ALMADA dedicou a sua atenção para o apuramento da técnica pictórica e materiais empregues. Estes são os primeiros murais pintados conhecidos de Almada e como tal constituem o ponto de partida para compreender a sua evolução como pintor muralista. Para o estudo in loco, a equipa recorreu a técnicas de imagem, e de análises não invasivas, para a primeira caracterização da paleta cromática, técnica e etapas de execução e diagnóstico.
Na figura 5 encontram-se as imagens em luz visível rasante e em ultravioleta da águia que revelam a textura grosseira do reboco e a fluorescência dos materiais originalmente utilizados por Almada e em intervenções passadas de restauro. Mais fotografias das etapas da campanha podem ser visualizadas aqui.
Ao estudo da pintura mural de Almada Negreiros, juntaram-se o de duas pinturas murais da via-sacra da nave da igreja, da autoria de Henrique Franco, e o mural de Lino António da varanda do coro-alto. Os três artistas trabalharam no projeto de decoração da igreja entre 1938 e 1939. O objetivo da campanha realizada in loco, e do trabalho laboratorial nos próximos meses, é conhecer os pontos de contacto e diferenças entre estes artistas e investigar possíveis influências na obra mural de Almada.
E porquê? Porque tanto Henrique Franco (1883-1961) como Lino António (1898-1974) tiveram formação artística, ao contrário de Almada Negreiros, que era autodidata. Nessa altura Henrique Franco era inclusive professor da Escola de Belas-Artes em Lisboa, tendo pintado já em 1936 um mural na técnica do fresco para o Museu de Numismática da Casa da Moeda em Lisboa [3]
Fig.5. Fotografia técnica em luz visível rasante e em ultravioleta da representação tetramorfo do apóstolo S. João. M.Ribeiro 2023-Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados.
Conhecer artistas congéneres de Almada Negreiros (Fase 1)
Em setembro, viajámos de Lisboa para o Rio de Janeiro e para São Paulo, Brasil. Desta vez o enfoque foi a obra de pintura mural de Gilda Neuberger executada em paredes e em suportes móveis. Gilda Gelmini Neuberger (1911-2011) foi uma artista brasileira nascida em Amparo, São Paulo, filha de imigrantes italianos. Com uma carreira multifacetada com mais de sessenta anos, a artista iniciou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro aos 22 anos, tendo sido aluna de Cândido Portinari e de Edson Motta no Brasil e de Bruno Saetti em Itália. Gilda Gelmini Neuberger foi uma das poucas artistas femininas do século XX que praticaram frescos em paredes, e talvez a única no Brasil que produziu frescos em suportes móveis e ‘falsos frescos’.
De entre as suas obras mais emblemáticas, destaca-se o mural intitulado ‘Homenagem aos trabalhadores’ concluido em 1963 no hall da antiga fábrica Ciferal no Rio de Janeiro, hoje empresa JSL (Júlio Simões Transportes e Serviços). De reconhecida importância na arte brasileira, esta obra na técnica do fresco, e com 3 x 6m, foi classificada [tombada] na categoria de património histórico e cultural pelo prefeitura do Rio de Janeiro em 1994 (Fig.6).
Fig.6. Gilda Neuberger (à esq) pousa com a sua ajudante junto ao mural’ Homenagem aos trabalhadores’ durante a sua execução na antiga Fábrica Ciferal do Rio de Janeiro. Fotografia espólio da família©. Todos os direitos reservados.
No âmbito da tese de doutoramento de Gláucia Wenzeller '
Arte e Química: Uma caracterização transdisciplinar no estudo das obras a fresco e falso fresco de Gilda Neuberger (1911-2011)',
pretende-se fazer, pela primeira vez, a caracterização técnica, material e de diagnóstico deste mural
e proceder à sua comparação com as obras de fresco e 'falso fresco'
em suportes móveis que se encontram na posse da família em S. Paulo (Fig.7).
Pretende-se também numa segunda fase proceder a comparações com a obra de Candido Portinari e Almada Negreiros.
Para este fim foi projetada a campanha analítica de duas semanas com base em técnicas de imagem, e de análises não invasivas.
O trabalho contemplou também a recolha de micro amostragem de camadas cromáticas, e dos rebocos (quando possível), para o aprofundamento de questões materiais com técnicas micro analíticas avançadas em laboratório. Alguns registos do trabalho realizados podem ser visualizados aqui.
A campanha de campo foi organizada em colaboração com o projeto 'Conservação e Valorização do Património Cultural’ da Casa de Oswaldo Cruz (FioCruz) e o Instituto de Física da Universidade de São Paulo . A equipa de investigação incluiu Milene Gil, Teresa Ferreira, Gláucia Wenzeller e Sara Valadas do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora; Cristina Coelho e Maria Luísa Carcereri, Fiocruz; Márcia Rizzutto e Wanda Engel da USP.
Mais novidades sobre estes estudos comparativos e entrevistas com Edson Mota Júnior e Hilda Neuberger serão publicadas nas redes sociais e no site do projeto ALMADA.
Fig.7. Três momentos da campanha de análises no Brasil: à esq. observações em Vis e Vis-rasante no mural da empresa JSL. Ao centro, e á direita, duas das obras realizadas a fresco e ‘falso fresco’ em suportes móveis e sua análise por reflectografia de infravermelho e por espectrometria Raman. C. Coelho e M. Gil2023. Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados
[1] Simão Palmeirim, ‘Decoding a drawing: the stained glass color sheme of the altar of igreja de Nossa Senhora de Fátima’. Colour Research&Application, 22 setembro 2023, doi.org/10.1002/col.22901
[2] Natália Correia Guedes e José Manuel Fernandes [coord], Igreja de Nossa senhora de Fátima em Lisboa 75 anos. Edição da Paróquia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, com o patrocínio da Fundação Gulbenkian. Março 2013.
[3] https://cultura.madeira.gov.pt/olhares-sobre-o-passado/1816-henrique-franco-de-sousa.html
Agradecimentos
À Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, na pessoa do Sr. Prior Luís José Alberto e do Dr. José Cruz pela possibilidade de estudo e pelo apoio dos funcionários Tiago, Conceição, Florêncio e André. Na campanha do Rio de Janeiro, agradecimento à direção da empresa JSL Ivandro Paim e Bruno Mota dos Reis e aos seus funcionários Luiz Guilherme Rocha de Souza e Valbenes Ricardo de Souza pelo apoio. Um agradecimento especial a Hilda Neuberger pelo acolhimento caloroso e disponibilidade.
Para ouvir
Uma conversa descontraída e em boa companhia
Projeto Almada Negreiros no programa de rádio TSF ENCONTROS COM O PATRIMÓNIO, da autoria de Manuel Vilas Boas [30 julho 2023]. Com Rita Almada Negreiros, Inês Cardoso, Guilhermina Rebocho e Milene Gil.
Para ver
Mais sobre o pintor Henrique Franco: Visita Guiada – Museu Henrique Francisco Franco, Funchal. Episódio 18, 15 de outubro de 2018, 8ª temporada, Programa de Paula Moura Pinheiro, RTP.
Mais sobre o arquiteto Porfírio Pardal Monteiro-
O Arquiteto de Lisboa.
Realização Joaquim Vieira. Uma produção da Radio Televisão Portuguesa e Nannox.
Publicações open Access
. A. Acevedo-Mejia, M. Costa, P. Vandenabeele, L. Dias, J.C. Frade, M. Gil, ‘An Insight into the Green Deteriorated Paint Layers of the Maritime Station of Alcântara (Lisbon): An Archeometric Study’,
International Jornal of Conservation Science,volume 14, issue 3, September 2023, pp. 1185-1204. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.27
. K.S. Rix, S. Valadas, I. Cardoso, L. Dias, M. Gil, ‘Preliminary Diagnostic Survey of Deteriorated Paint Layers at the Maritime Station of Rocha Do Conde De Óbidos, Lisbon: A Multianalytical Research’, International Jornal of Conservation Science, volume 14, issue 3, September 2023, pp. 1249-1264. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.31
. M. Gil, Y. Helvaci, J. Mirão, ‘Modern Mural Paintings. The Planisphere Painting of Almada Negreiros: Technical and Material Features of Plasters and Painting Technique’, International Jornal of Conservation Science, volume 14, issue 3, September 2023, pp.1265-1276. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.32
. P.I. Girginova, M. Gil, ‘Studies of the medium-term effect of nanoconsolidants on wall Paint Layers with a lack of Cohesion‘, International Jornal of Conservation Science, volume 14, issue 3, September 2023, pp.1205-1220.
DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.28
Fotos de Bastidores
Rubrica que pretende mostrar a investigação em curso e seus intervenientes
Hilda Neuberger é fotografada sentada com a equipa de investigação portuguesa junto a pinturas a fresco e ‘falso fresco’ no seu apartamento em S. Paulo, Brasil. Hilda detém mais de 300 obras criadas pela sua mãe (Gilda Neuberger) e procura apoios para a valorização e salvaguarda deste espólio.
Foto: Da esq. para a direita: Milene Gil, Gláucia Wenzeller, Hilda Neuberger, Teresa Ferreira e Sara Valadas. Projeto ALMADA2023© todos os direitos reservados.
Notícias publicadas no website
Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
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