Newsletter #10     

  


Queridos leitores,

Os últimos meses foram repletos de intensa atividade dentro e fora de Portugal. Nesta newsletter apresentamos as campanhas analíticas realizadas em agosto-setembro, seus objetivos, etapas e resultados esperados. Partilhamos também convosco o prémio EUROPA NOSTRA2023, atribuído na categoria de Envolvimento dos Cidadãos e Sensibilização. Este prémio é também de quem nos tem acompanhado nesta aventura de desvendar a arte da pintura mural de Almada Negreiros.  Obrigada!

Fiquem connosco e boa leitura.

Imagem: Milene Gil, PI do projeto ALMADA, pousa com José Mirão, Diretor do Laboratório HERCULES, na cerimónia de entrega dos prémios EUROPA NOSTRA 2023. Imagem: Manuel Ribeiro2023-Projeto ALMADA©.Todos os direitos reservados.

 

Destaque


Prémio EUROPA NOSTRA2023:  Projeto ALMADA é para todos em qualquer lugar

Os dias 27 e 28 de setembro foram dias de grande emoção para o projeto ALMADA, galardoado com um dos sete prémios EUROPA NOSTRA 2023 na categoria de Envolvimento dos Cidadãos e Sensibilização. A PI do projeto Milene Gil e o Diretor do Laboratório HERCULES José Mirão estiveram presentes no evento Heritage Excellence Day, onde o projeto foi exibido, e na cerimónia European Heritage Awards realizada na icónica cidade de Veneza, património cultural da humanidade.

 

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Fig.1. Foto dos 30 representantes dos 30 projeto galardoados no EUROPA NOSTRA2023. Imagem EUROPA NOSTRA©. Todos os direitos reservados.

A cerimónia de entrega dos prémios deste ano foi presidida pela Secretária-Geral da Europa Nostra, Sneska Quaedlieg Mihailovic, e contou com a presença de Cecilia Bartoli, Margaritis Schinas e Roberta Metsola, respetivamente Presidente da Europa Nostra, Vice-presidente da European Comission para a promoção do European Way of Live e a Presidente do Parlamento Europeu.


O projeto ALMADA do Laboratório HERCULES está entre os 30 laureados. A candidatura intitulada ALMADA É PARA TODOS EM QUALQUER LUGAR destaca a estratégia de comunicação de um projeto científico transdisciplinar que estuda e dá a conhecer o legado de pintura mural de ALMADA Negreiros, um dos maiores artistas do movimento modernista e de vanguarda em Portugal. Na Fig. 1, a fotografia oficial dos 30 vencedores deste ano nas cinco categorias a concurso e, na Fig. 2, a delegação de Portugal continental após a exposição dos projetos ALMADA, Arte Xávega e Cláudio Torres.  

Mais informações sobre os eventos podem ser encontradas online:

Press Release com o relato da cerimónia de entrega dos prémios Europeus do Património em inglês, francês, italiano, romeno, espanhol e ucraniano
Video da cerimónia de entrega dos Prémios Europeus do Património. O momento da entrega do prémio ao projeto Almada pode ser visualizado de 1:15:50 a 1:25:07

Fotos da cerimónia de entrega dos prémios Europeus do Património  

Twitter do Heritage Excellence Day

Fotos do Heritage Excellence Day 


Informações cedidas por EUROPA NOSTRA

 

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Fig.2. Delegação de Portugal continental no Heritage Excellence Day com os representantes dos projetos Arte Xávega, ALMADA, Cláudio Torres e do centro nacional de cultura (CNC-Portugal). Imagem Projeto ALMADA2023©. Todos os direitos reservados.

 

Para conhecer

AS CAMPANHAS DE VERÃO DO PROJETO ALMADA EM PORTUGAL E NO BRASIL-ALMADA NEGREIROS (1893-1970) E GILDA NEUBERGER (1911-2011)

Foram duas as campanhas de análise realizadas no verão pelo projeto ALMADA. A primeira aconteceu em agosto, logo após a Jornada Mundial da Juventude, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. Neste espaço de culto, no coração da cidade de Lisboa, encontram-se as primeiras experiências de Almada Negreiros na pintura mural, que passam completamente desapercebidas face à sua obra maior na arte do vitral [1,2]. É difícil não se deslumbrar com as cores, técnica e beleza iconográfica dos vidros coloridos quando banhados pela luz (Fig.1). Esta igreja é o ponto de partida da atividade de Almada como pintor muralista, bem como da sua parceria profícua com o arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, com quem colaboraria na decoração de vários outros projetos na cidade de Lisboa, dos quais três estão em investigação no projeto ALMADA (Edifício DN e as duas Gares Marítimas de Alcântara).

 

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Fig.3. Vista geral e detalhes de alguns dos vitrais no altar-mor, no coro-alto e batistério da Igreja de Nossa Sra. de Fátima em Lisboa. Imagens MGil2023-Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados.

A construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, iniciada em 1934, é um dos exemplos mais famosos e importantes da década ‘de ouro’ da arquitetura modernista portuguesa e da atividade de Porfírio Pardal Monteiro (1987-1957) como um dos principais autores de obras publicas promovidas pelo regime do estado novo na cidade de Lisboa [2]. Vários artistas nacionais são contratados para decorar esta igreja, incluindo os pintores Henrique Franco de Sousa, Lino António da Conceição e Almada Negreiros. Dos contratos celebrados com Almada, apenas são conhecidos até agora o dos vitrais, com data de 6 de julho de 1936, mas este artista fez obra noutros materiais de que se destacam os mosaicos e o portão de ferro forjado que adornam o batistério [2].


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Fig.4. Figuração do tetramorfo da autoria de Almada Negreiros. É de notar que por lapso Almada Negreiros pintou as iniciais de S. Lucas em S. Mateus e vice-versa. MGil2023-Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados.

A pintura mural de Almada para este espaço, cuja expressão iconográfica é mais simples e discreta, pode ser observada na pequena cúpula e teto da entrada da igreja, no friso e cúpula do batistério, e no friso que envolve o altar-mor. Para este último, Almada pinta uma figuração do tetramorfo, constituída pelos quatro apóstolos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Um anjo, um leão, um touro e uma águia rodeiam assim o altar de Nossa Senhora de Fátima, separados por parras e molhos de trigo dourados (Fig.4). Foi a este conjunto de imagens que o projeto ALMADA dedicou a sua atenção para o apuramento da técnica pictórica e materiais empregues. Estes são os primeiros murais pintados conhecidos de Almada e como tal constituem o ponto de partida para compreender a sua evolução como pintor muralista. Para o estudo in loco, a equipa recorreu a técnicas de imagem, e de análises não invasivas, para a primeira caracterização da paleta cromática, técnica e etapas de execução e diagnóstico.


Na figura 5 encontram-se as imagens em luz visível rasante e em ultravioleta da águia que revelam a textura grosseira do reboco e a fluorescência dos materiais originalmente utilizados por Almada e em intervenções passadas de restauro. Mais fotografias das etapas da campanha podem ser visualizadas aqui.


Ao estudo da pintura mural de Almada Negreiros, juntaram-se o de duas pinturas murais da via-sacra da nave da igreja, da autoria de Henrique Franco, e o mural de Lino António da varanda do coro-alto. Os três artistas trabalharam no projeto de decoração da igreja entre 1938 e 1939. O objetivo da campanha realizada in loco, e do trabalho laboratorial nos próximos meses, é conhecer os pontos de contacto e diferenças entre estes artistas e investigar possíveis influências na obra mural de Almada.  


E porquê? Porque tanto Henrique Franco (1883-1961) como Lino António (1898-1974) tiveram formação artística, ao contrário de Almada Negreiros, que era autodidata. Nessa altura Henrique Franco era inclusive professor da Escola de Belas-Artes em Lisboa, tendo pintado já em 1936 um mural na técnica do fresco para o Museu de Numismática da Casa da Moeda em Lisboa [3]

 

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Fig.5. Fotografia técnica em luz visível rasante e em ultravioleta da representação tetramorfo do apóstolo S. João. M.Ribeiro 2023-Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados.

 

Conhecer artistas congéneres de Almada Negreiros (Fase 1)

Em setembro, viajámos de Lisboa para o Rio de Janeiro e para São Paulo, Brasil. Desta vez o enfoque foi a obra de pintura mural de Gilda Neuberger executada em paredes e em suportes móveis. Gilda Gelmini Neuberger (1911-2011) foi uma artista brasileira nascida em Amparo, São Paulo, filha de imigrantes italianos. Com uma carreira multifacetada com mais de sessenta anos, a artista iniciou os estudos na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro aos 22 anos, tendo sido aluna de Cândido Portinari e de Edson Motta no Brasil e de Bruno Saetti em Itália. Gilda Gelmini Neuberger foi uma das poucas artistas femininas do século XX que praticaram frescos em paredes, e talvez a única no Brasil que produziu frescos em suportes móveis e ‘falsos frescos’.

 

De entre as suas obras mais emblemáticas, destaca-se o mural intitulado ‘Homenagem aos trabalhadores’ concluido em 1963 no hall da antiga fábrica Ciferal no Rio de Janeiro, hoje empresa JSL (Júlio Simões Transportes e Serviços). De reconhecida importância na arte brasileira, esta obra na técnica do fresco, e com 3 x 6m, foi classificada [tombada] na categoria de património histórico e cultural pelo prefeitura do Rio de Janeiro em 1994 (Fig.6).

 

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Fig.6. Gilda Neuberger (à esq) pousa com a sua ajudante junto ao mural’ Homenagem aos trabalhadores’ durante a sua execução na antiga Fábrica Ciferal do Rio de Janeiro. Fotografia espólio da família©. Todos os direitos reservados.

 

No âmbito da tese de doutoramento de Gláucia Wenzeller ' Arte e Química: Uma caracterização transdisciplinar no estudo das obras a fresco e falso fresco de Gilda Neuberger (1911-2011)', pretende-se fazer, pela primeira vez, a caracterização técnica, material e de diagnóstico deste mural e proceder à sua comparação com as obras de fresco e 'falso fresco' em suportes móveis que se encontram na posse da família em S. Paulo (Fig.7). Pretende-se também numa segunda fase proceder a comparações com a obra de Candido Portinari e Almada Negreiros. Para este fim foi projetada a campanha analítica de duas semanas com base em técnicas de imagem, e de análises não invasivas. O trabalho contemplou também a recolha de micro amostragem de camadas cromáticas, e dos rebocos (quando possível), para o aprofundamento de questões materiais com técnicas micro analíticas avançadas em laboratório. Alguns registos do trabalho realizados podem ser visualizados aqui.


A campanha de campo foi organizada em colaboração com o projeto 'Conservação e Valorização do Património Cultural’ da Casa de Oswaldo Cruz (FioCruz) e  o Instituto de Física da Universidade de São Paulo . A equipa de investigação incluiu Milene Gil, Teresa Ferreira, Gláucia Wenzeller e Sara Valadas do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora; Cristina Coelho e Maria Luísa Carcereri, Fiocruz; Márcia Rizzutto e Wanda Engel  da USP.

 

Mais novidades sobre estes estudos comparativos e entrevistas com Edson Mota Júnior e Hilda Neuberger serão publicadas nas redes sociais e no site do projeto ALMADA.  

 

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Fig.7. Três momentos da campanha de análises no Brasil: à esq. observações em Vis e Vis-rasante no mural da empresa JSL. Ao centro, e á direita, duas das obras realizadas a fresco e ‘falso fresco’ em suportes móveis e sua análise por reflectografia de infravermelho e por espectrometria Raman. C. Coelho e M. Gil2023. Projeto ALMADA ©. Todos os direitos reservados


[1] Simão Palmeirim, ‘Decoding a drawing: the stained glass color sheme of the altar of igreja de Nossa Senhora de Fátima’. Colour Research&Application, 22 setembro 2023, doi.org/10.1002/col.22901
[2] Natália Correia Guedes e José Manuel Fernandes [coord],
Igreja de Nossa senhora de Fátima em Lisboa 75 anos. Edição da Paróquia da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, com o patrocínio da Fundação Gulbenkian. Março 2013.
[3] https://cultura.madeira.gov.pt/olhares-sobre-o-passado/1816-henrique-franco-de-sousa.html

Agradecimentos
À Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, na pessoa do Sr. Prior Luís José Alberto e do Dr. José Cruz pela possibilidade de estudo e pelo apoio dos funcionários Tiago, Conceição, Florêncio e André. Na campanha do Rio de Janeiro, agradecimento à direção da empresa JSL Ivandro Paim e Bruno Mota dos Reis e aos seus funcionários Luiz Guilherme Rocha de Souza e Valbenes Ricardo de Souza pelo apoio. Um agradecimento especial a Hilda Neuberger pelo acolhimento caloroso e disponibilidade.

 

Para ouvir

Uma conversa descontraída e em boa companhia

Projeto Almada Negreiros no programa de rádio TSF ENCONTROS COM O PATRIMÓNIO, da autoria de Manuel Vilas Boas [30 julho 2023]. Com Rita Almada Negreiros, Inês Cardoso, Guilhermina Rebocho e Milene Gil.

 

Para ver

Mais sobre o pintor Henrique Franco:  Visita Guiada – Museu Henrique Francisco Franco, Funchal. Episódio 18, 15 de outubro de 2018, 8ª temporada, Programa de Paula Moura Pinheiro, RTP.

Mais sobre o arquiteto Porfírio Pardal Monteiro- O Arquiteto de Lisboa. Realização Joaquim Vieira. Uma produção da Radio Televisão Portuguesa e Nannox.

 

Publicações open Access

. A. Acevedo-Mejia, M. Costa, P. Vandenabeele, L. Dias, J.C. Frade, M. Gil, ‘An Insight into the Green Deteriorated Paint Layers of the Maritime Station of Alcântara (Lisbon): An Archeometric Study’, International Jornal of Conservation Science,volume 14, issue 3, September 2023, pp. 1185-1204. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.27

. K.S. Rix, S. Valadas, I. Cardoso, L. Dias, M. Gil,
Preliminary Diagnostic Survey of Deteriorated Paint Layers at the Maritime Station of Rocha Do Conde De Óbidos, Lisbon: A Multianalytical Research’, International Jornal of Conservation Science, volume 14, issue 3, September 2023, pp. 1249-1264. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.31 

. M. Gil, Y. Helvaci, J. Mirão, 
‘Modern Mural Paintings. The Planisphere Painting of Almada Negreiros: Technical and Material Features of Plasters and Painting Technique’, International Jornal of Conservation Science, volume 14, issue 3, September 2023, pp.1265-1276. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.32

. P.I. Girginova, M. Gil,
Studies of the medium-term effect of nanoconsolidants on wall Paint Layers with a lack of Cohesion, International Jornal of Conservation Science, volume 14, issue 3, September 2023, pp.1205-1220. DOI: 10.36868/IJCS.2023.03.28

 

Fotos de Bastidores

Rubrica que pretende mostrar a investigação em curso e seus intervenientes

Hilda Neuberger é fotografada sentada com a equipa de investigação portuguesa junto a pinturas a fresco e ‘falso fresco’ no seu apartamento em S. Paulo, Brasil. Hilda detém mais de 300 obras criadas pela sua mãe (Gilda Neuberger) e procura apoios para a valorização e salvaguarda deste espólio.

 

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Foto:  Da esq. para a direita: Milene Gil, Gláucia Wenzeller, Hilda Neuberger, Teresa Ferreira e Sara Valadas. Projeto ALMADA2023© todos os direitos reservados.  

 

Notícias publicadas no website


Projeto ALMADA no European Heritage Summit em Veneza-Europa Nostra2023

A braços com a obra de pintura mural de Gilda Neuberger (1911-2011)

A campanha de verão do projeto ALMADA

Projeto ALMADA NOS ENCONTROS COM O PATRIMÓNIO

ÚLTIMO APELO AO VOTO DO PÚBLICO-EUROPA NOSTRA2023

FELICITAÇÕES DA UNESCO
 

Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

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