|
Queridos leitores,
Nesta última newsletter do projeto, partilhamos convosco os conteúdos gerados para e durante o Seminário Final da investigação
dedicada à pintura mural de Almada Negreiros. Mas não pensem que tudo termina aqui -
a porta que se abriu oferece ainda muito por explorar.
Foi um prazer contar convosco ao longo destes quatro anos.
Até breve,
Equipa do projeto ALMADA
Imagem: Um dos momentos do almoço oferecido aos participantes do Seminário Final, no salão ALMADA da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Milene Gil2025.
Para relembrar
SEMINÁRIO FINAL DO PROJETO ALMADA
Programa
Vídeo do Seminário Final
Livro de resumos
Galeria de imagens
Relembramos aqui, através de vídeo, imagens e texto, o Seminário Final do projeto ALMADA, realizado a 14 de março na Gare da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa.
Foi um dia de celebração, que contou, na sessão de abertura, com a presença de Carlos Alberto do Maio Correia, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), e de Sara Velasco, do Plano Nacional das Artes (PNA). Ambos, juntamente com Milene Gil, Investigadora Principal do Projeto ALMADA, acolheram os participantes, contextualizaram o evento e sublinharam a importância da parceria estabelecida para a valorização da obra mural de Almada Negreiros.
As nove palestras que se seguiram abordaram diferentes vertentes trabalhadas ao longo dos quatro eixos de atuação do projeto:
Pesquisa Documental, Investigação em História de Arte e História Técnica da Arte, Estudo Técnico, Estudo Material e
Atividades de Disseminação e de Envolvimento com a Sociedade.
Os eixos foram desenvolvidos para cumprir três grandes objetivos:
As quatro horas e meia de apresentações revelaram-se curtas para o volume de resultados partilhados com uma plateia interessada e diversificada,
que encheu o auditório. O público teve também a oportunidade de interagir com a equipa de investigação e com as descendentes de Almada Negreiros,
durante o almoço oferecido no salão ALMADA, na Gare da Rocha do Conde de Óbidos.
A derradeira surpresa do evento foi a oferta da edição impressa O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938–1956).
Imagens de um projeto transdisciplinar que narra, por imagens, as jornadas de pesquisa realizadas no terreno,
nos andaimes e no laboratório — um testemunho visual de um projeto académico que estudou e divulgou a pintura mural de Almada Negreiros
a nível nacional e internacional.
Quem não teve a possibilidade de participar poderá aceder à versão online da edição
[aqui].
Índice dos resumos alargados
Para leitura no Livro de resumos
R1. Juntando as Peças: Levantamento documental das encomendas artísticas de Almada Negreiros e dos processos de restauro – Realces e Descobertas
Inês Cardoso, Cláudia Pereira, Geórgia Casara, Simão Palmeirim, Milene Gil
R2. As pinturas murais de Almada em Alcântara e a Segunda Guerra Mundial
Mariana Pinto dos Santos
R3. Estudos Preparatórios para as pinturas murais das gares marítimas. Notas sobre o processo criativo.
Simão Palmeirim
R4. Um vislumbre do modus operandi de Almada Negreiros como pintor muralista: Detalhes técnicos e materiais.
Milene Gil, Inês Cardoso, Simão Palmeirim, Mafalda Costa, Yigit Helvaci, José Mirão
R5. Trazidos à Luz: Les pigments en poudre pour la fresque da LEFRANC-Paris encontrados no atelier de Almada Negreiros.
Mafalda Costa, Ana Cardoso, Milene Gil
R6. Tão enganador como o próprio nome: Descodificando a utilização de verde Esmeralda nos murais de Almada Negreiros
António Candeias, Luís Dias, José C. Frade, Mafalda Costa, Sara Valadas, Peter
VandenaBeele, Milene Gil
R7. Ter uma visão global: Identificação, mapeamento e estudo das principais anomalias nas pinturas murais de Almada como guias para a sua conservação futura.
Sara Valadas, Luís Dias, Inês Cardoso, Mafalda Costa, Ana Cardoso, J. Carlos Frade, Milene
Gil
R8. À procura dos materiais orgânicos utilizados por Almada Negreiros: O Caso de estudo da Rocha do Conde de Óbidos
Ana Manhita, Cristina Dias, José Carlos Frade, Marcos Rocha, Milene Gil
R9. ALMADA é para todos, em qualquer lugar! A estratégia de divulgação de ciência aberta e o despertar da consciencialização patrimonial do Projeto Almada.
Milene Gil, José Saias, José Duarte, Manuel Ribeiro, Inês Cardoso, Catarina Pinheiro, Carlo Bottaini, Leonel Corado, António Candeias
Imagem: Membros da equipa, e colaboradores do projeto ALMADA, a pousar com os materiais de divulgação do Seminário Final. Dora Boieiro2025 © Projeto ALMADA
Para espreitar
Descobre a pintura de Almada... de forma diferente!
Quisemos experimentar novas formas de mostrar a obra de pintura mural de Almada Negreiros — e, para isso, criámos quatro ferramentas interativas.
São experiências autónomas, pensadas especialmente para o público mais jovem. Cada ferramenta tem uma proposta diferente:
umas mais imersivas, outras mais lúdicas - todas com o objetivo de mostrar as potencialidades de explorar a arte de Almada de maneira diferente, divertida e intuitiva.
Explora, clica, ouve... e surpreende-te!
Ferramenta 1 – Modelos 3D das pinturas na Gare Marítima de Alcântara com história-parede
este e
oeste
Aqui podes ver as pinturas da Gare Marítima de Alcântara em 3D, com conteúdos de história e história da arte.
A ideia é simples: explora o espaço, carrega nos pontos assinalados e descobre curiosidades e factos históricos sobre as obras.
Os dois modelos têm som, para tornar a experiência mais imersiva.
⚠️ Atenção: os modelos podem demorar a carregar — recomendamos ver no computador, não no telemóvel.
Ferramenta 2 - Planisfério para os mais novos
Uma ferramenta pensada para despertar a curiosidade das crianças (e não só)
com base na pintura do Planisfério. É uma pequena amostra do que se pode fazer de forma lúdica e didática — o objetivo é brincar com a composição e aprender ao mesmo tempo.
Experimentem com os vossos filhos!
🗣️ tem som — e ele é essencial para vos guiar.
Ferramenta 3 - Está tudo no mesmo plano?
Esta foi uma experiência divertida para mostrar que, numa pintura 2D, pode haver profundidade!
Costumamos perguntar às crianças: "Acham que está tudo no mesmo plano?" — depois rodamos ligeiramente a imagem... e a surpresa é garantida.
É uma brincadeira que resultou muito bem e deixa sempre os mais pequenos de boca aberta e com vontade de saberem mais sobre as pinturas.
Ferramenta 4 - Ver além do visível: Almada em diferentes comprimentos de onda
E se pudéssemos ver para lá do que os olhos captam?
Nesta ferramenta, a proposta é observar a obra de Almada através de diferentes comprimentos de onda — visível,
infravermelho e ultravioleta — para revelar texturas, detalhes técnicos, pigmentos e o estado de conservação das obras.
É uma viagem quase científica, mas acessível e cheia de descobertas inesperadas.
Ideal para quem gosta de olhar com atenção... e ir mais fundo.
Para ler
Publicações 2025
(Org.) Milene Gil. O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956). Imagens de um projeto transdisciplinar.
Milene Gil e António Candeias (Eds). Laboratório HERCULES, Universidade de Évora, 2025
[versão online]
Luis Dias, Milene Gil, Inês Silva, António Candeias & Ana Teresa Caldeira,
'Assessment of Microbial Communities affecting Almada Negreiro’s Mural Paintings at Maritime Station in Lisbon', npj Heritage Sciene 13, 67 (2025), 1-12
Simão Palmeirim, Milene Gil,
Tracing the Artistic Journey:
From Almada Negreiro’s Preliminay Studies to the 1949 Murals painted at the Rocha do Conde de Óbidos Maritime Station, Lisbon (Portugal)',
International Jourrnal of Conservation Science, Volume 16, Issue I, 2025:21-42. DOI:36868/IJCS.2025.01.02
Notícias publicadas no website
Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
As imagens partilhadas nas newsletters do projeto ALMADA estão protegidas por direitos de autor, não podendo ser copiadas na totalidade, ou parcialmente, fora do âmbito do projeto ALMADA sem a prévia autorização dos autores e descendentes de Almada Negreiros.
|
|