Newsletter#1
BEM-VINDO AO PROJETO ALMADA NEGREIROS

Mensagem de Milene Gil, IR


Caros Leitores,

É com prazer que anunciamos o lançamento da newsletter do projeto O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956): Estudo científico das técnicas pictóricas, dos materiais e de diagnóstico como guias para a sua conservação e usufruição. O objetivo é compartilhar os resultados e as novidades da investigação. Temos muitas atividades de divulgação previstas ao longo de três anos para que descubram Almada Negreiros como pintor muralista e as suas obras-primas.

Junte-se a nós!

acerca do projeto

Video Promocional

O projeto ALMADA tem como foco principal o estudo das técnicas pictóricas e materiais empregues pelo artista nas suas pinturas murais entre 1938 e 1956. Apesar das pinturas murais realizadas em Lisboa constarem entre as mais emblemáticas obras-primas da Arte Moderna Europeia, o conhecimento das suas características técnicas e materialidade é ainda limitado. Este projeto com três anos de duração é uma oportunidade única de colmatar esta lacuna e de sensibilizar para a importância do seu legado na academia e na sociedade em geral. Na base desta investigação aprofundada está uma combinação cuidadosamente planeada de História da Arte, História Técnica da Arte e Ciências do Património Cultural. O projeto do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora oferece uma alargada investigação interdisciplinar com parceiros que contribuirão, na sua área de especialização, para explorar e divulgar os métodos de trabalho de Almada Negreiros. O projeto envolve investigadores de quatro instituições com formações acadêmicas diferenciadas em ciências humanas e ciências exatas.

Projeto Ref.: FCT. PTDC/ART-HIS/1370/2020

Instituição líder: Laboratório HERCULES, Universidade de Évora

Instituições parceiras: Direção Geral do património Cultural (DGPC); Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH/UNL) e Administração do Porto de Lisboa (APL).

Equipa aqui

Objetivos do Projeto

  • PRODUÇÃO DE NOVO CONHECIMENTO pela identificação e caracterização de técnicas de pintura, pigmentos e ligantes/aglutinantes. A análise será realizada em conjuntos de murais selecionados, pintados entre 1938 e 1956, para compreender a evolução e o impacto de Almada como muralista; suas fontes de pintura, influências, mudanças e evolução no tempo. Os dados obtidos constituirão um avanço significativo na História Técnica da Arte Portuguesa e Europeia do século XX;
  • SALVAGUARDA DAS PINTURAS através do diagnóstico das camadas cromáticas para entender seus processos de deterioração e envelhecimento. Esta análise terá como base os problemas contabilizados pelos conservadores e restauradores durante campanhas de controlo e de restauro entre 1970 e 2000. O resultado desta pesquisa será estratégico e servirá de guia para os futuros protocolos de conservação e gestão das pinturas.
  • VALORIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO com recurso a ferramentas convencionais e inovadoras para promover o conhecimento e acesso público mundial aos murais pintados de Almada Negreiros.
evento online

Ciclo de 6+3 palestras dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros

Primeira Palestra 18 de Junho às 18h00GMT

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81786192256 pwd=bFdxUG5iN05qd0NmVGpUNm1yTUF4QT09


A encomenda no contexto da obra de Almada Negreiros pela Historiadora de Arte Mariana Pinto dos Santos

Embora a partir da constituição do regime do Estado Novo (1933) os artistas modernistas tenham sido convocados pelo Estado para trabalhar em diversas encomendas artísticas, a encomenda não surgiu só nessa altura. Nesta breve apresentação procurar-se-á mostrar o trabalho de Almada Negreiros fruto de encomenda, confrontando trabalho antes do Estado Novo e depois do Estado Novo, bem como encomenda pública e encomenda privada. Analisar-se-á os constrangimentos da produção artística e as possibilidades de prossecução do projecto modernista do artista nesse contexto.

Próximas palestras