Em www.modernismo.pt, que começou por ser a plataforma do projecto Modernismo online: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu, encontramos hoje uma importante base de dados digital do trabalho do multifacetado artista José de Almada Negreiros e da sua mulher, a pintora Sarah Affonso. Trata-se de um repositório virtual que disponibiliza reproduções de obras de arte, fotografias, correspondência, textos literários, recortes de imprensa e outros documentos do espólio destes dois artistas.
Este Arquivo, que tem a ambição de reunir fontes documentais dos protagonistas da geração de Orpheu, teve início em 2011, no contexto do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH) com financiamento FCT e coordenação de Fernando Cabral Martins. Desde 2014 que inclui um projecto de digitalização das revistas literárias e artísticas publicadas em Portugal, e, desde 2016 com uma edição digital dos textos de teorização poética do espólio de Fernando Pessoa à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal.Em 2020, o projeto Modernismo online passou a contar com a parceria do Instituto de HIstória da Arte (NOVA-FCSH) e, neste contexto, o espólio de Almada Negreiros e de Sarah Affonso foi colocado à guarda da NOVA, onde será conservado, inventariado, digitalizado, organizado e estudado por uma equipa multidisciplinar de investigadores.
O protocolo assinado pelo diretor da NOVA FCSH, Francisco Caramelo, e pelas netas de Almada Negreiros, Rita e Catarina, resultará na constituição do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros e Sarah Affonso, que funcionará na antiga capela do colégio Almada Negreiros, no campus de Campolide.
Desde o início deste projecto e como resultado dele, concretizaram-se já múltiplas exposições e publicações, que têm contribuído para uma melhor compreensão e valorização do vasto trabalho destas duas personagens incontornáveis do Modernismo português.
Texto por Cabral Martins.
|