Newsletter#2

Caros leitores, dedicamos a segunda newsletter á família de Almada Negreiros e de Sarah Affonso e ao seu espólio artístico, com um agradecimento sincero pelo interesse, entusiasmo e partilha de dados e imagens.

Para ver

Á conversa com....Rita e Catarina Almada Negreiros

Foto: Catarina e Rita Almada Negreiros. Milene Gil 2017 © All rights reserved.


Uma conversa breve, informal e espontânea com Rita e Catarina Almada Negreiros que nos dá a conhecer a personalidade de Almada Negreiros como pai e como artista através das memórias da família; a sua opinião sobre a obra de pintura mural e a importância da investigação para a preservação do seu legado.

Link: https://youtu.be/VjPIUDti3aU

A explorar

Modelo 3D do estúdio de Almada Negreiros

Foto: Rita Almada Negreiros no estúdio de Almada Negreiros em Bicesse. Milene Gil 2017 © All rights reserved.

Na quinta da Lameirinha em Bicesse, Cascais, encontra-se ainda o atelier de Almada Negreiros. Trata-se uma construção em madeira do princípio do século XX, que se encontrava, de acordo com Almada Negreiros, na parte baixa do Jardim Botânico em Lisboa aonde há um lago, já na entrada para a Praça da Alegria. A casa servia de escola até o seu proprietário, o Dr. Fernando de Lobo D’Ávila Lima ter recebido ordem de despejo da Câmara Municipal de Lisboa para a sua remoção. Almada comprou-a a baixo custo e transferiu a construção, com alicerces incluídos, para uma das orlas da quinta.

Esta história é contada pelo próprio Almada no filme Almada Negreiros, Vivo, Hoje! de 1969, tendo este espaço passado despercebido até aos dias de hoje. Em 2017, dá-se a redescoberta do seu espólio artístico com a Investigadora Milene Gil e Simão Palmeirim que, ao entraram pela primeira vez no estúdio, encontraram os testemunhos da vivência e produção artística de Almada Negreiros.

‘Foi como entrar na gruta de Ali Ba Ba’ conta Milene Gil pois ‘no amontoado de livros e de prateleiras repletas de recipientes para preparar tintas, pinceis e tubos de tinta secos e retorcidos, descobriu-se duas caixas de madeira cheias de latas de pigmentos em pó, rotulados como pigments pour la fresque do fabricante LeFranc-Paris. A cereja em cima do bolo, uma paleta cromática pendurada na parede fronteira que saudava o visitante.

Desde então, os espólios do estúdio têm sido inventariados, fotografados e acondicionados pelas duas descendentes e seus colaboradores, entre os quais se inclui o Laboratório HERCULES. Os materiais de pintura serão estudados no âmbito do projeto ALMADA. Nesta primeira fase, as latas com os pigmentos em pó estão a ser analisados com uma serie de técnicas microscópicas, de espectroscopia, fluorescência e difração de raios X e serão alvo de uma publicação futura.

No link que se segue pode-se ter uma perceção de como foi entrar no atelier em 2017 e deparar com o seu espólio.

Estúdio de Almada Negreiros em 3D: https://skfb.ly/6FZYt

Foto: Latas enferrujadas com pigmento em pó da LeFranc-Paris encontradas no estúdio de Almada. Milene Gil 2017 © All rights reserved.

Para conhecer

Almada Negreiros e Sarah Affonso, um arquivo digital

Espólio Almada e Sarah Affonso. Duarte Belo © All rights reserved.

Em www.modernismo.pt, que começou por ser a plataforma do projecto Modernismo online: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu, encontramos hoje uma importante base de dados digital do trabalho do multifacetado artista José de Almada Negreiros e da sua mulher, a pintora Sarah Affonso. Trata-se de um repositório virtual que disponibiliza reproduções de obras de arte, fotografias, correspondência, textos literários, recortes de imprensa e outros documentos do espólio destes dois artistas.

Este Arquivo, que tem a ambição de reunir fontes documentais dos protagonistas da geração de Orpheu, teve início em 2011, no contexto do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH) com financiamento FCT e coordenação de Fernando Cabral Martins. Desde 2014 que inclui um projecto de digitalização das revistas literárias e artísticas publicadas em Portugal, e, desde 2016 com uma edição digital dos textos de teorização poética do espólio de Fernando Pessoa à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal.Em 2020, o projeto Modernismo online passou a contar com a parceria do Instituto de HIstória da Arte (NOVA-FCSH) e, neste contexto, o espólio de Almada Negreiros e de Sarah Affonso foi colocado à guarda da NOVA, onde será conservado, inventariado, digitalizado, organizado e estudado por uma equipa multidisciplinar de investigadores.

O protocolo assinado pelo diretor da NOVA FCSH, Francisco Caramelo, e pelas netas de Almada Negreiros, Rita e Catarina, resultará na constituição do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros e Sarah Affonso, que funcionará na antiga capela do colégio Almada Negreiros, no campus de Campolide.

Desde o início deste projecto e como resultado dele, concretizaram-se já múltiplas exposições e publicações, que têm contribuído para uma melhor compreensão e valorização do vasto trabalho destas duas personagens incontornáveis do Modernismo português.

Texto por Cabral Martins.

Espólio Almada e Sarah Affonso. Duarte Belo © All rights reserved.

Para relembrar

Vídeos sobre Almada Negreiros nos arquivos da RTP:

  • Documentário Almada Negreiros vida e obra, de 1999 : https://www.youtube.com/watch?v=KgUSFunJsNg&t=1838s
  • Broadcast As cores e as formas: Almada Negreiros, de 1985: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/almada-negreiros-4/
Programa de artes plásticas, integrado no ciclo "Almada Negreiros", dedicado às pinturas murais que o artista produziu na década de 1940.

    Notícias publicadas no website

    • Veja os murais, conheça o artista: Palestra 3.
    • Veja os murais, conheça o artista: Palestra 4.
    • Mais do que a nossa vista alcança - Pinturas de Almada Negreiros em diferentes comprimentos de onda com a solução XpectCAMX02.
    • Rita e Catarina Almada Negreiros sobem aos andaimes para ver as pinturas de Almada de perto.
    • Workshop Hand’s on em Ciências do Património na Gare Marítima de Alcântara e Escola BE Patricio Prazeres.
    • EM CIMA DOS ANDAIMES_UÉ e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitam as pinturas murais de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara.

    Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.