Newsletter#3

Caros leitores,

A equipa do projeto ALMADA deseja-vos um excelente 2022 na nossa companhia. O mote deste ano é a partilha e aproximação com diferentes públicos. Estejam atentos e juntem-se a nós neste novo olhar sobre a pintura mural de Almada Negreiros.

Olhar de perto

Para olhar de perto é uma nova rubrica que pretende dar a conhecer detalhes técnicos, materiais e subtis notas humorísticas e/ou provocatórias nas pinturas murais de Almada Negreiros.

Olhar de perto uma pintura mural permite apreciar, de uma maneira mais intimista, a capacidade técnica de um artista e perceber particularidades, ou detalhes, pouco percetíveis quando observados à distância. Esta situação é particularmente notória no Planisfério (ou mapa-mundi) pintado em 1939 por Almada Negreiros no átrio de receção da antiga sede do Jornal Diário de Notícias em Lisboa (atualmente Edifício DN). Nesta pintura, com cerca de 13x4m, Almada Negreiros deu largas à imaginação na representação simbólica da fauna, flora, história e cultura à maneira da cartografia medieval, mas com notas de contemporaneidade e de humor, que lhe eram tão características.

São disso exemplo a Vénus de Boticelli, abrigando-se do frio do Ártico (à esq), ou do hidroavião a chegar às costas do Brasil numa possível alusão à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral (à dta). Todas as representações são, na sua maioria de apenas alguns centímetros e foram realizadas com pinceladas diluídas de forte cromatismo, acentuadas com pontos de luz. Os contornos e sombras a vermelho vivo garantem uma maior perceção á distância. Para descobrir estes e outros detalhes aqui.

Fig.1- detalhes da pintura planisfério, Edifício DN-Lisboa. Manuel Ribeiro2017- projeto ALMADA © todos os direitos reservados. A imagem em alta resolução do zoomify está igualmente protegida por direitos de autor, não podendo ser copiada na totalidade, ou parcialmente, fora do âmbito do projeto ALMADA sem a prévia autorização dos autores e descendentes de Almada Negreiros.

Para ler

Artigos em open access sobre as duas paletas cromáticas de Almada Negreiros, descobertas no edifício DN, e primeiro diagnóstico das pinturas murais da Gare Marítima de Alcântara.

Milene Gil, Mafalda Costa, Mila Cvetkovic, Carlo Bottaini, Ana Margarida Cardoso, Ana Manhita, Cristina Barrocas Dias, António Candeias, 'Unveiling the Mural painting art of Almada Negreiros at the Maritime stations of Alcântara (Lisbon): diagnosis research of the paint layers as a guide for its future conservation', Ge-Conservación, Vol20 (2021). DOI: https://doi.org/10.37558/gec.v20i1

Milene Gil, Mafalda Costa, Ana Margarida Cardoso, Sara Valadas, Yigit Helvaci, Sriradha Bhattacharya, Patricia Moita, António Candeias, On the Two Working Palettes of Almada Negreiros at DN Building in Lisbon (1939–1940): First Analytical Approach and Insight on the Use of Cd Based Pigments. Heritage 2021, 4, 4578-4595. https://doi.org/10.3390/heritage4040252

Para participar

CONFERÊNCIA COLOURS2022: Bridging Science with Art http://www.hercules.uevora.pt/Colours2022

Terceira edição dedicada a arte moderna e contemporânea, com enfoque em pinturas murais e street art.

14 a 16 de Setembro 2022 na Universidade de Évora.

Submissão de resumos até dia 28 de Fevereiro.


Para ver

Veja os murais, conheça o artista.

Ciclo de 6 + 3 palestras abertas dedicadas à vida artística de Almada e obras-primas da pintura mural. Uma por mês às 17h (GMT) via zoom.

Palestra 8, 18 fevereiro 2022


Um legado Cultural Brasileiro: As pinturas de Candido Portinari no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, Brasil.


Claúdia Nunes
Link: Zoom

Fotos de bastidores

Rubrica que pretende mostrar a investigação em curso e seus intervenientes.


Workshop hand’s on em Ciências do Património, julho 2021.
Mais fotografias aqui.

    Fotografia: Ayoola Oladele e Rita Nobre a realizar p-MO nas pinturas murais de 1945, Gare Marítima de Alcântara, Lisboa. MGil2021 - projeto ALMADA © todos os direitos reservados.

    Notícias publicadas no website

    • Veja os murais, conheça o artista: Palestra 7.
    • Veja os murais, conheça o artista: Palestra 6.
    • Veja os murais, conheça o artista: Palestra 5.
    • First call for abstracts COLOURS2022.
    • Conhecer o projeto Almada com Milene Gil.
    • SOS de estabilização de camadas cromáticas na Gare Marítima de Alcântara.
    • Oportunidades_Bolsa de investigação.

    Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

    As imagens partilhadas estão protegidas por direitos de autor, não podendo ser copiadas na totalidade, ou parcialmente, fora do âmbito do projeto ALMADA sem a prévia autorização dos autores e descendentes de Almada Negreiros.