Newsletter#4

Caros leitores,
Estamos de volta após quatro meses de trabalho de campo, e de laboratório, para partilhar noticias atualizadas do projeto ALMADA. Não percam a oportunidade de se juntarem a nós em algumas das atividades e verem as pinturas murais de perto.


Para saber

Centro de documentação e arquivo da APL

A foto de capa da Newsletter 4, que retrata a sala de espera da Gare Marítima de Alcântara em 1958, é um dos documentos passiveis de consultar entre os 100 registos fotográficos da coleção histórica da temática das Gares Marítimas existente no Centro de documentação e Arquivo da Administração do Porto de Lisboa (CDA-APL). A par destes registos, enriquecem a coleção as imagens da construção das Gares, e de embarque e desembarque ao longo dos anos.

Mas este não é o único tipo de documento existente. Em monografias e artigos, é dado destaque às Gares Marítimas e à sua história, à originalidade e simplicidade que marcaram a comemoração do 50.º aniversário da Gare Marítima de Alcântara, inaugurada em 17 de julho de 1943, também nessa altura sem a pompa e circunstância característica destes eventos; igualmente assinalado é o movimento nestas estações marítimas do porto de Lisboa, designadamente o dos paquetes esperados em março de 1953. Merecem igualmente destaque as brochuras emblemáticas retratando a vida e obra de Almada Negreiros, com a descrição das pinturas murais das duas Gares Marítimas.

No arquivo cartográfico existem cerca de 200 desenhos, referentes à localização para a construção das Gares Marítimas, desenhos do projeto inicial, bem como plantas, cortes e perfis das Gares Marítimas. É possível, ainda, visitar virtualmente os emblemáticos Painéis do Almada Negreiros, nas Gares Marítimas, através do link: https://www.portodelisboa.pt/p...

Através do seu catálogo on-line, pretende a APL,S.A. disponibilizar aos utilizadores os fundos documentais existentes no Arquivo e Biblioteca, agora mais acessíveis aos que pretendem conhecer e estudar a história do Porto de Lisboa, da Cidade e do País, indo para além das funções básicas de um arquivo, alcançando, não só a guarda e preservação dos acervos, mas também um objetivo maior, traduzido na mais fácil acessibilidade e disponibilização para utilização de todos



Foto: detalhe da construção da Gare Marítima de Alcântara, 1940. CDA_APL © todos os direitos reservados. 



Para comemorar

As Gares de Alcântara entre os 25 monumentos selecionados pela WMF2022

É com muita alegria que a equipa do projeto ALMADA recebeu a notícia da inclusão das Gares Marítimas na Lista dos 25 monumentos selecionadas pela World Monuments Fund 2022. A ideia é promover a salvaguarda e valorização deste Património, através de uma intervenção futura de conservação e restauro, e criação de uma estratégia de gestão cultural para usufruto do publico em geral. Estes são os objetivos principais da candidatura apresentada em 2021 pela APL- Administração do Porto de Lisboa, que conta com a participação do laboratório HERCULES da Universidade de Évora, do IHA-FSCH-UNL e da empresa Nova Conservação, Lda.

Para saber mais e ouvir as opiniões dos especialistas intervenientes:

Anuncio da seleção na World Monuments Fund: https://www.wmf.org/project/al...

Reportagem RTP com Mariana Pinto dos Santos e Ricardo Medeiros: https://www.rtp.pt/play/p9677/e606244/portugal-em-direto/1026368 (na Parte 3, minuto 13:58 a 18:11)

Programa Antena 2 Ciência |Ep. 19. Trabalho analítico de avaliação do estado de degradação dos murais de Almada Negreiros para posterior ação de conservação e restauro: https://www.rtp.pt/play/p783/antena2-ciencia?fbclid=IwAR1579yeYGkooL2atJ9DyNBkbgZ3MFGX8XxfAuQsVfgEEyBr52KqGwS35yE

Para participar


CONFERÊNCIA COLOURS2022: Bridging Science with Art http://www.hercules.uevora.pt/Colours2022

Terceira edição dedicada a arte moderna e contemporânea, com enfoque em pinturas murais e street art. 14 a 16 de setembro 2022, Colégio do Espírito Santo- Universidade de Évora, Évora, Portugal

Já estamos a elaborar o programa que promete ser rico em casos de estudo. Contamos com participantes oriundos dos quatro continentes, e de várias instituições acadêmicas, Instituições do Património e de Museus de renome, tais como o Getty Conservation Institute, Pratt Institute ou Munch Museum. O evento termina com uma visita às Gares Marítimas de Alcântara para verem de perto as pinturas murais de Almada Negreiros feitas entre 1945 e 1949.

Não perca esta oportunidade e registre-se neste evento. Ainda vai a tempo da early registration.

Para visitar


Gostariam de ver as pinturas murais de Almada Negreiros de perto?  

Podem fazê-lo em Julho!

Entre 18 e 29 de julho de 2022 vai decorrer na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, a 3rd Edição do workshop hand’s on em Ciências do Património, com o objetivo de estudar in loco, e com técnicas não invasivas, três dos seis murais pintados por Almada Negreiros na década de 40. Neste contexto, vão decorrer no dia 24, e no dia 25 de julho, quatro visitas guiadas à campanha analítica em que os participantes terão oportunidade de subir aos andaimes para ver as pinturas de perto e interagir com os investigadores e estudantes. As visitas terão a duração de 45 mn para um número máximo de 10 participantes. Duas visitas por dia, às 11h e às 14h.

Não perca esta oportunidade única. Para tal, basta mandar um mail para almadanegreiros@uevora.pt e garanta a sua vaga.

Para ter uma noção das pinturas murais em foco: https://www.youtube.com/watch?v=myUQ0tjWugE

Para concorrer


Queres participar no projeto ALMADA?

Duas bolsas de estudo estão abertas até dia 30 de Maio em:

https://lnkd.in/exQUTJn5 e https://lnkd.in/e3gUnhMp

Concorre e vem trabalhar connosco!


    E agora especialmente para a criançada

    Vamos investigar? 

    Almada Negreiros consegue tocar públicos muito diferentes. Na pintura Planisfério (ou Mapa-Mundi) pintado em 1939, no átrio de receção da antiga sede do Jornal Diário de Notícias em Lisboa (atualmente Edifício DN), o imaginário e o detalhe das composições parecem querer falar com os seus admiradores mais jovens e confiar à sua curiosidade infindável o papel da descoberta. Assumindo o papel de disseminador, o projeto Almada não poderia deixar de levar este propósito em consideração. Aqui vai um "cheirinho" do que temos planeado...clica aqui.

    Para veres se descobres os pinguins do vídeo acima na pintura Planisfério ( ou Mapa-Mundi), clica  aqui.

    Foto:  Visão geral da pintura o Planisfério (ou Mapa-Mundi)  no Edifício DN. Manuel Ribeiro2017 © todos os direitos reservados. 



    Fotos de bastidores

    Rubrica que pretende mostrar a investigação em curso e seus intervenientes.


    Primeira campanha analítica na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, Abril 2022

      Foto: Fotografia técnica (Vis-UVF) nas pinturas murais datadas de 1946-49, Gare da Rocha do Conde de Óbidos, Lisboa. MGil2022- projeto ALMADA© todos os direitos reservados.

      Notícias publicadas no website

      • Projeto Almada comemora o dia 16 de maio dedicado aos cientistas
      • Oportunidades: Bolsas de investigação
      • Oportunidade de ver de perto a pintura Pentecostes de Julio Resende com missão Ciência e Arte. Hoje! Não perca!
      • ALMADA comemora o dia Internacional dos monumentos e Sítios
      • Today is Almada Negreiros Birthday
      • Almada negreiros e Eduard Munch conhecem-se finalmente
      • Veja os murais, conheça o artista: Palestra8
      • Pinturas murais de Almada Negreiros na World Watch Fund 2022!
      • Veja os murais, conheça o artista: Palestra 8

        Projeto PTDC/ART-HIS/1370/2020 financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

        As imagens partilhadas nas newsletters do projeto ALMADA estão protegidas por direitos de autor, não podendo ser copiadas na totalidade, ou parcialmente, fora do âmbito do projeto ALMADA sem a prévia autorização dos autores e descendentes de Almada Negreiros.