Veja os murais, conheça o artista: Palestra 5

Quinta Palestra: 19 Novembro às 17h com as Conservadoras-restauradores Gabriela de carvalho, Irene Frazão e Michelle Portela e as Brigadas de restauro do IJF nas pinturas murais de Almada Negreiros-perspetiva da conservação e restauro

Link para sessão por zoom:   https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86467855243?pwd=MXZEZm1MUDdGOXhrK2liQytjQ0FMUT09

Breve história, atribuições e atuação do Instituto/Laboratório José de Figueiredo no âmbito da qual se enquadram os trabalhos sobre as pinturas murais e arte mural relacionada de Almada Negreiros que aqui se referem.

Desde 1970 que há registos de inspeções e intervenções nas pinturas murais de Almada na cidade de Lisboa. Destas ações, apresentam-se alguns aspetos mais relevantes.

Outra arte mural de Almada, já não ‘’in situ’’, que foi (em parte) intervencionada no Instituto de José de Figueiredo pelas áreas de Escultura e Pintura Mural, são os baixos-relevos em gesso provenientes do cine San Carlos em Madrid. Mostram-se apontamentos de alguns tratamentos efetuados

Legenda da imagem: fase de tratamento de um baixos-relevos do Cine San Carlos de Madrid. Crédito fotográfico: Arménio. IJF © All rights reserved

Notas biográficas

Maria Gabriela de Carvalho é Responsável pelo Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património Cultural (DGPC-IJF). Como Conservadora-Restauradora representa regularmente a instituição em diversas reuniões, encontros, conferências e congressos, tanto em Portugal como no estrangeiro, no âmbito dos problemas da conservação e da sensibilização para os princípios de conservação preventiva. Participa como formadora e oradora em diversas ações, palestras e comunicações em escolas, universidades, associações e organismos responsáveis pela salvaguarda de bens culturais, coordenando, na Rede Portuguesa de Museus, as ações de formação na área de Conservação.

Maria Irene Frazão é Conservadora-Restauradora de pintura mural desde 1985, tendo exercido funções nessa qualidade no Instituto José de Figueiredo e na Direção Geral do Património Cultural, onde atualmente trabalha no Departamento de Estudo, Obras e Fiscalização (DGPC-DEPOF).

Michele Portela é Conservadora-restauradora desde 1985 (pintura e escultura) no laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património cultural (DGPC-IJF).