Vamos conhecer a obra de pintura mural de Candido Portinari, um dos maiores expoentes da Arte Brasileira do séc. XX? É já nesta sexta-feira, dia 18, às 17h (GMT). A não perder!
Oitava Palestra: 18 de Fevereiro às 17h, com Claudia Nunes e o Legado Cultural Brasileiro- As obras de Candido portinari no Palácio Gustavo Capanema-Rio de Janeiro-Brasil
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84085992130?pwd=NXdpdVRDRUVlcjJjWjN4L3h3dmIwdz09
Resumo
Entre os jovens artistas convidados para decorarem o Palácio Gustavo Capanema (PGC), destacava-se Candido Portinari (1903/1961), promissor pintor brasileiro que havia ganho o Prêmio de Viagem à Europa (1929/30) e já havia exposto em relevantes Museus como o MoMa (NY,USA).
Entre 1936 e 1945 Portinari trabalhou no PGC onde desenvolveu temas específicos pela primeira vez: Ciclos Econômicos, um grupo de 12 pinturas (2,80 m x 2,80 m cada) representando o laboro do povo Brasileiro. Estas pinturas foram executadas na técnica de afresco, a qual Portinari nunca antes tinha utilizado, tal como refere em carta ao poeta e escritor Mário de Andrade, seu amigo. Portinari emprega esta técnica como base para criar os outros painéis murais no mesmo edifício, as suas primeiras obras de grandes dimensões, representando: Jogos Infantis (4,50 m x 12,80 m), Coro e Escola de Canto (4,50 m x 3,90 m, cada).
Almejando descortinar ao público em geral estes trabalhos quase que desconhecidos, o projeto em desenvolvimento, o Projeto Portinari PGC, abraça esta coleção, notadamente através da caracterização de materiais e técnicas e a sua aplicação na produção das pinturas, procurando as afinidades e diferenças entre estas e outras obras modernistas em coleções europeias e norte-americanas, com vista, designadamente, a obter esclarecimento sobre os numerosos problemas de Conservação.
Nota bibliográfica
Claudia Nunes é Chefe do Setor de Bens Móveis e Integrados do IPHAN no Rio de Janeiro, atuando como Consultora e Fiscal de Cons. e Restauração de Bens Móveis Integrados para acervos e monumentos tombados, cuidando também da restauração de centros históricos como Paraty, e atuando como parecerista para Projetos PRONAC, fiscaliza as obras de restauro do Museu Nacional e é responsável pela orientação do restauro das obras artísticas do Palácio Gustavo Capanema. Além de ter vários trabalhos publicados, ministrou cursos na Fundação Joaquim Nabuco/RE, Projeto faz Cultura /Caixa Cultural de Salvador/BA e Associação ArcoIt/Curitiba/PR. Claudia é doutoranda no Curso de Doutoramento em Conservação e Restauração de Bens Móveis Culturais na Universidade Católica do Porto, Portugal e membro do CITAR – Centro de Investigação Tecnológica e das Artes, e professora no Centro Técnico de Restauro Templo da Arte em São Paulo.
Imagem: Painel “Jogos Infantis”, na técnica de tempera, pintado em 1944, medindo 4.77mx 12.95 m. Autor desconhecido. Arquivo Iphan-RJ ©All rights reserved