‘Estudos científicos para conservação de pintura mural’ foi o tema da palestra on-line que a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promoveu no dia 8 de novembro, às 9h45 (Brasil), com transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa. Organizado pelo Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico, o evento contou com a participação na mesa de abertura das arquitetas Carla e Cristina Coelho, respectivamente assistente técnica da vice-diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação científica e técnica do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz. A apresentação do evento foi feita por Maria Luisa Carcereri, chefe do Serviço de Educação Patrimonial.
As palestrantes foram a Investigadora Milene Gil com a comunicação ‘Projeto ALMADA: uma abordagem transdisciplinar ao serviço da conservação e restauro e história da arte’ e a mestre ‘Glaucia Wenzeller Martins com Arte e Química: Uma caracterização transdisciplinar no estudo das obras a fresco e falso fresco de Gilda Neuberger (1911-2011)’.
O debate que se seguiu às palestras foi moderado por Vinícius Queiroz Gomes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Um debate que foi muito participado e que cativou/elucidou a audiência para a importância deste tipo de estudos e a preservação do legado de Gilda Neuberger. Uma tarde em boa companhia. Mais um dos frutos da profícua parceria estabelecida com a Fiocruz, Brasil no âmbito do convênio com o Laboratório HERCULES.
Legenda: cartaz de divulgação e reações dos participantes online ( Fiocruz 2023)