INVESTIGADORES

Investigadora Responsável Milene Gil é Conservadora-restauradora de pinturas murais e Investigadora auxiliar do Laboratório HERCULES, In2Past e da CityU Macau Catedra da Universidade de Évora, Portugal. Possui Doutoramento em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, na especialidade Teoria, História e Técnicas de Produção Artística pela FCT/UNL, Pós-Graduação em Química aplicada ao Património Cultural pela FC/UNL e Pós-Doutorado de 6 anos em Ciências do Patrimônio Cultural pela UÉ. M.Gil tem mais de 20 anos de experiência na área da pintura mural em Portugal e no estrangeiro.

Ciência ID: E11E-AC92-94E9

Co-IR Antonio Candeias é Químico especializado em química de superfícies e ciências do patrimônio. Professor da Universidade de Évora desde 1992, foi diretor do Laboratório HERCULES desde a sua criação em janeiro de 2009 até fevereiro de 2019. Atualmente é Vice-Reitor de Investigação e Desenvolvimento e Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, Diretor da infraestrutura nacional ERIHS.pt (plataforma portuguesa da European Infrastructure in Heritage Sciences) e Presidente da Cátedra CityUMacau em “Sustainable Heritage”.

Ciência ID: AA14-8B63-A81C

Ana Catarina Pinheiro é farmacêutica e conservadora-restauradora, doutorada em Ciências da Conservação. Trabalha como investigadora no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora ao abrigo de um contrato com a Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua atividade centra-se na melhoria das condições de trabalho e avaliação de risco dos conservadores-restauradores, bem como na promoção da sustentabilidade das suas práticas. A investigadora é também apaixonada pela comunicação científica e tem experiência em programas educativos e na criação de conteúdos animados envolventes para tornar a ciência mais acessível, especialmente para públicos mais jovens. Atualmente, coordena atividades científicas em escolas e faz parte da equipa gestora da comunicação científica através das redes sociais no Laboratório HERCULES.

Ciência ID: C81B-0C4C-AF3A

Ana Margarida Cardoso é Mestre em Engenharia de Materiais. Estagiou no Instituto de Conservação e Laboratório José de Figueiredo (LJF) no âmbito do Programa de Estágios em Administração Pública em 2006. Desde então tem colaborado em diversos projectos financiados pela FCT em Portugal, no Laboratório LJF e HERCULES, com especial enfoque na caracterização de materiais através de espectroscopia vibracional e técnicas microscópicas.

 

Ana Manhita é Química e Investigadora Auxiliar no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, Portugal. Ela concluiu seu doutorado em Química em 2012, com foco no estudo de materiais de têxteis históricos. Desenvolve a sua investigação principalmente na área da química analítica aplicada ao estudo de objectos do património cultural, com especial ênfase na aplicação de técnicas cromatográficas avançadas para o estudo de materiais orgânicos.

Ciência ID FE12-E3B2-35DD

Carlo Bottaini é arqueólogo. Concluiu o doutoramento pela Universidade de Coimbra (Portugal) em 2013. Atualmente é investigador do HERCULES Lab, e é membro da Cátedra CityUMacau em Património Sustentável (Universidade de Évora). Grande parte de sua pesquisa está preocupada em explorar a dinâmica da mudança social na pré-história posterior da Europa Ocidental e do Mediterrâneo, por meio da análise da cultura material e das tecnologias.

Ciência ID: 1916-9091-9E7

Catarina Miguel é doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico. É membro integrado do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e Investigadora Auxiliar da mesma Universidade. Especialista em espectroscopia vibracional, há quinze anos se dedica ao estudo de materiais e técnicas para a produção de manuscritos iluminados.

Ciência ID: 0613-67FF-B407

Cristina Barrocas Dias é Professora Associada e Diretora Adjunta do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora. Sua especialidade de pesquisa é a análise de compostos orgânicos por métodos cromatográficos hifenizados (LC-MS e GC-MS). Recentemente, ela expandiu seus interesses para a análise de isótopos estáveis aplicados ao patrimônio cultural.

Ciência ID: B919-3C14-0A34

José Saias é Professor Auxiliar no Departamento de Informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em Portugal. Tem o grau de Doutor em Informática (na área de processamento de linguagem natural); em 2001 completou a Licenciatura em Engenharia Informática; dois anos mais tarde obteve o grau de Mestre em Engenharia Informática, também na Universidade de Évora.
Os seus interesses de investigação incluem: Inteligência Artificial, Interação Multimodal e Opinion Mining.

Ciência ID: 2614-8378-0394

Luis Dias é Luís Dias é doutorado em Bioquímica pela Universidade de Évora. Atualmente é investigador contratado pela Universidade de Évora e membro do Conselho Científico do Laboratório HERCULES. Desde 2011, tem se dedicado ao estudo de materiais do Património Cultural. Possui extensa experiência na caracterização de materiais recorrendo a tecnologia de ponta, nomeadamente microscopia eletrónica de varrimento, fluorescência de raios-X e difração de raio-X.

Ciência ID: 3B14-2FD7-627F

Mafalda Costa é Geóloga e Investigadora do Laboratório HERCULES (Universidade de Évora). Desde 2014, atua na área de arqueometria, utilizando técnicas analíticas para determinar a composição química e mineralógica de uma ampla gama de materiais inorgânicos do Patrimônio Cultural.

Ciência ID: B01D-A767-9FD0

Maria Gabriela de Carvalho é Responsável pelo Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património Cultural (DGPC-IJF). Como Conservadora-Restauradora representa regularmente a instituição em diversas reuniões, encontros, conferências e congressos, tanto em Portugal como no estrangeiro, no âmbito dos problemas da conservação e da sensibilização para os princípios de conservação preventiva. Participa como formadora e oradora em diversas ações, palestras e comunicações em escolas, universidades, associações e organismos responsáveis pela salvaguarda de bens culturais, coordenando, na Rede Portuguesa de Museus, as ações de formação na área de Conservação.

Maria Irene Frazão é Conservadora-Restauradora de pintura mural desde 1985, tendo exercido funções nessa qualidade no Instituto José de Figueiredo e na Direção Geral do Património Cultural, onde atualmente trabalha no Departamento de Estudo, Obras e Fiscalização (DGPC-DEPOF).

Mariana Pinto dos Santos, historiadora da arte e curadora independente, é doutorada em História e Teoria pela Facultat de Belles Arts – Universitat de Barcelona. É investigadora integrada do Instituto de História da Arte, NOVA FCSH, onde coordena o Grupo Teoria da Arte, Historiografia e Crítica. Co-editora da Obra Literária de Almada Negreiros. Foi curadora, entre outras, da exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2017). É co-responsável pelo projeto de investigação Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary ((2018-22) (PTDC/ART-HIS/29837/2017). É editora nas Edições do Saguão.

Ciência ID: 071F-8344-EFEE

Michele Portela é Conservadora-restauradora desde 1985 (pintura e escultura) no laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património cultural (DGPC-IJF).

Sara Charneca é responsável pelo Serviço de Documentação e Arquivo na Administração do Porto de Lisboa, APL, S.A.. Possui Mestrado em Ciências Documentais na área de Gestão Documental; Pós-Graduação na área de especialização em Arquivos e Pós-Graduação na área de especialização em Bibliotecas, pela ULHT. Possui Licenciatura Pré-Bolonha na área de Psicologia de Educação e Orientação Vocacional. Enquanto estudante realizou estágios de aperfeiçoamento em Instituições em Portugal e no estrangeiro, entre as quais a Presidência da República Portuguesa, Autoritat Portuària de Barcelona e Unilever Jerónimo Martins. Tem atuado na divulgação, valorização e promoção do Património Cultural da APL, S.A., através da realização de exposições e visitas guiadas.

Ciência ID: DD11-ACD1-B386

Sara Valadas é Doutorada em Química Aplicada ao estudo de pinturas de cavalete (Universidade de Évora – 2010-2014). Realiza pesquisa científica em Patrimônio Cultural desde 2007, quando integrou a equipe científica do Laboratório José de Figueiredo. Atualmente é Investigadora do Laboratório HERCULES e participa em vários projetos dedicados a obras de arte, mais recentemente participou na coordenação da plataforma E-RIHS.pt e ministrou formação científica internacional (Goa e Brasil).

Ciência ID: D612-C1DB-FD3C


 

 

DESIGNERS

Nuno Carriço – Laboratório HERCULES, Universidade de Évora, Portugal (2021)

 

FOTÓGRAFO PROFISSIONAL

Manuel Ribeirohttp://qm0.pt/

 

CONSULTORES

Catarina Almada Negreiros http://can-ran.com/
Rita Almada Negreiroshttp://can-ran.com/
Cláudia S. Nunes – Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-Brasil)
Leslie Rainer – Wall Paintings Conservator, Getty Conservation Institute (GCI-USA)
Mercedes Sánchez Pons – Departamento de Conservacion y Restauración del Patrimonio, Universitat Politècnica de València (UPV-Spain)
Simão Palmeirim – Scientific research (CIEBA-FBAUL / IELT-FCSH UNL- Portugal)

BOLSEIROS

Maria Inês Cardoso – Bolsa 1 do projeto ALMADA para o levantamento documental e apoio de análises in loco. Duração: 1 de Março 2022 a 1 de Março 2023
José Carlos Frade – Bolsa 2 do projeto ALMADA para análises em laboratório. Duração: 2 de Março 2023 a 2 de Março 2024
Leonel Corado – Bolsa 3 do projeto ALMADA para o desenvolvimento de ferramentas interativas. Duração: 25 de Janeiro 2023 a 25 de Janeiro 2024

COLABORACÕES

Alberto Barontini– Departmento de Engenharia civil, Universidade do Minho
Cristina Gomes da Silva Oliveira da Cunha– Centro de documentação e Arquivo da APL
Giorgia Casara – Levantamento documental no espólio de Almada Negreiros e Sara Affonso. IHA/FCSH – CLP/FLUC
Jani Santos e António Cardoso – Multiespectral analysis. https://www.xpectraltek.com/cultural.php
Marius Araújo – 3D survey. https://arterialab.uevora.pt.
Miguel Duarte Leal Gonçalves – multimédia e video. https://arterialab.uevora.pt.