EM CIMA DOS ANDAIMES_UÉ e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitam as pinturas murais de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara

Milene Gil e Manuel Heitor em cima de um dos andaimes no salão de Almada. Foto Margarida P. Nunes 2021 © copyright

No passado dia 21 de Julho, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor;   a Reitora Ana Costa Freitas e Vice-Reitores António Candeias e Ausenda de Cáceres Balbino; e  Membros da Direção do Laboratório HERCULES, José Mirão, Cristina Dias e Patrícia Moita visitaram a campanha de investigação em curso na Gare Marítima de Alcântara.  

Esta visita, que contou com presença de Ricardo Medeiros, Membro do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, decorreu no âmbito do projeto ‘O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956) [PTDC/ART-HIST/1370/2020]’ no contexto de uma campanha analítica e formação avançada em Ciências do Património que está a decorrer até ao final do mês de julho. Milene Gil, a IR do projeto ALMADA que coordena os trabalhos de investigação, guiou os visitantes pelos andaimes de 9 metros de altura para observarem as pinturas murais de perto e os seis estudantes em ação.

Esta campanha analítica com foco em três murais pintados por Almada Negreiros em 1945 visa identificar e caracterizar de forma sistemática com recurso a exames de área, e técnicas de analise pontual não invasiva, a forma como Almada transpôs a composição para as paredes, as técnicas e materiais pictóricos empregues e o seu estado de conservação. Estes dados serão a base para o delinear de uma futura intervenção de salvaguarda deste núcleo pictórico.