Tudo acerca de COLOURS2022!

Foi lançada hoje a newsletter 6 do projeto ALMADA, desta vez totalmente dedicada ao COLOURS2022.
Para quem não conseguiu acompanhar o broadcast, pode agora ver online as apresentações.
Deem uma espreitadela.
Comecem pelo fabuloso video que o Miguel Gonçalves, do Artéria Lab, preparou para vocês.
Para receberem a newsletter, basta mandarem um email para almadanegreiros@uevora.pt
Boa leitura!

Vídeo do COLOURS2022: https://youtu.be/2a4640GF8dQ

COLOURS2022 presta homenagem a Almada Negreiros e todas as gerações contemporâneas, e sucessivas de artistas, que combinaram antigas tradições da cor com novos materiais e técnicas de pintura. O evento decorreu no passado mês de setembro e foi organizado pelo Laboratório HERCULES no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Durante 3 dias, investigadores nacionais e internacionais de diversas áreas do conhecimento debateram estudos de cor nas suas diversas vertentes em história, história da arte, artes visuais, arqueologia, arquitetura, ciências do Património e conservação-restauro. O evento de 3 dias foi realizado em formato híbrido, tendo sido a maior plataforma de encontro do projeto ALMADA para especialistas da Academia, Instituições de Herança Cultural e Museus dos quatro continentes. As discussões frutíferas que surgiram destacaram a importância das pesquisas e abriram novos caminhos para a experimentação.

Adicionalmente, a fase pós-pandemia proporcionou um ambiente propício para conversas, entretenimento, experiências gastronômicas, workshops e visita guiada às Gares Marítimas de Alcântara. Tudo possível graças à dedicação e hospitalidade de Milene Gil, do Comité de organização e dos patrocinadores. Uma saudação especial vai também para Rita Almada Negreiros, que gentilmente deu as boas-vindas a todos na cerimónia de abertura.

Foi um sucesso! Obrigado a todos os participantes!