COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

E foi assim a ultima campanha de 2023 do projeto ALMADA: uma parceria com o Departamento de Conservação e Restauro da Universitat Politécnica de Valência, Espanha.

Foram 3 dias de intensa atividade para entender melhor a forma de pintar de José Bellver – um artista valenciano congénere de Almada Negreiros – que decorou uma série de edifícios públicos e religiosos no pós-guerra em Espanha.

As pinturas em análise pintadas entre 1941 e 1942 encontram-se no altar-mor da igreja de Santa Cruz e possuem a particularidade de terem sido realizadas com silicato de potássio como aglutinante de um modo experimental.

A equipa de investigação foi constituída por Luís Dias e Milene Gil pelo Laboratório Hercules; Mercedes Sanchez Póns e Duccio pela Universitat Politécnica de Valência.

Valeu bem a pena as 10 horas de carro Évora-Valência-Évora. No futuro daremos noticias dos resultados.