ALMADA comemora o dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Estas são as famosas pinturas de Almada Negreiros na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, com data de 1946-1949. Se para o artista, estas foram o seu expoente máximo em termos conceptual e de execução, para o regime ditatorial foram um escândalo que mereciam a destruição. Salvas pela intervenção de altas personalidades na época, são hoje um dos maiores testemunhos da arte moderna Portuguesa. No dia em que se comemora Monumentos e Sítios, este é sem dúvida um testemunho a preservar, a valorizar e a conhecer. Este é o intuito deste vídeo executado no âmbito do projeto ALMADA que proporciona um momento de contemplação em silêncio destas obras-primas.

Para saber mais sobre a polêmica que envolveram estas obras-primas: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/13952847/RHAw2_1_342_353.pdf

Projeto ALMADA©All rights reserved

Vídeo adquirido e divulgado em exclusivo no âmbito do projeto ALMADA. Não são permitidas outro tipo de utilização sem prévio consentimento da APL, projeto Almada, e descendentes de Almada Negreiros.

___________________________