Engenheiros civis convidados a interferir. Primeiro levantamento das anomalias estruturais na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos

COLABORAÇÕES COM UNIVERSIDADE DO MINHO E GM SCHOOL OF ARCHITECTURE, SOOCHOW UNIVERSITY

Basta um olhar mais atento á estrutura arquitetónica que alberga as pinturas murais na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos para perceber que há problemas a sanar antes de qualquer intervenção de conservação e restauro. Esta é uma condição fundamental para que o futuro tratamento seja um sucesso duradouro e não um potencial foco de novas deteriorações.
A presença de humidade por infiltração nas pinturas é um problema persistente cuja origem convém perceber e mitigar; a resistência das paredes a vibrações é outra das preocupações, tendo em conta a localização geográfica do edifício. Esta é a génese das colaborações de índole académica que agora se iniciam no âmbito do projeto ALMADA, e que têm como objetivo fornecer dados para as futuras ações integradas do World Watch Fund e laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa.
A primeira vistoria preliminar e de diagnóstico foi realizada entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2022 por uma equipa da Universidade do Minho, constituída pelo Dr. Alberto Barontini, e pelos estudantes de mestrado Alexa Camacho, Glynnis Flaum, Elisabed Lejava, e Joaquin Ramos. Esta visita enquadra-se no âmbito de “SA7 – Projeto Integrado” do Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construção Histórica (SAHC), do departamento de engenharia civil da Universidade do Minho. A investigação visa avaliar as condições reais do edifício e o desempenho estrutural, identificando as áreas mais vulneráveis e contribuindo para a política de conservação. No dia 14, contou-se também com a presença de Wu Jie doutorada em Engenharia estrutural e vice Diretora do International Research Center for Green Building, Soochow University. Este estudo, que agora se inicia com o apoio da equipa de investigação do projeto ALMADA e da APL, terá o seu término em Março de 2023 com a discussão publica dos resultados pelos estudantes e entrega de um relatório com as principais conclusões e linhas de orientação.