Veja os murais, conheça o artista: Palestra 3

Terceira Palestra: 17 Setembro às 17h com a Historiadora de Arte Raquel Henriques da Silva e as Obras da Igreja de N. Sra. De Fátima na génese da pintura mural de Almada. A primazia do vitral.

Link para sessão por zoom:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81234161355?pwd=dHhDUjhQWUZEcTduOXNnVGpEQ0liZz09

The works of the Church of N. Sra. de Fátima in the genesis of the mural painting in Almada. The primacy of stained glass.

It is in the Church of Nossa Senhora Fátima that Almada Negreiros produces his first stained glass windows. He dedicates himself to this work with immense energy that he transmits to the entire production team. The iconographic options – inscribed in the Church's program outlined by the ecclesiastical consultants – are also a fundamental moment in his career, proposing a personal vision, more popular than erudite, of Catholicism. Some of the themes dealt for the first time will later be transferred to other works, for example the panels at the Gares maritime de Alcântara.

141 / 5 000 Resultados da tradução I will address these issues in my communication, articulating them with the composite and holistic values of Almada Negreiros' aesthetic system.

Imagem source: © O Mirante. Accessible at https://institutodehistoriadaarte.files.wordpress.com/2020/03/rhs-2-e1583327529959.jpg

Nota biográfica:

Raquel Henriques da Silva é atualmente Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), Coordenadora Executiva do Departamento de História da Arte e coordenadora do Doutoramento em História da Arte. Tem vindo a orientar vários projectos de pós-doutoramento e teses de doutoramento em História da Arte Contemporânea, Museologia, História do Urbanismo de Lisboa e História da Arquitectura, que correspondem às suas principais áreas de investigação. É especialmente reconhecida pelo seu trabalho na área dos Estudos Museológicos pela sua experiência anterior como Diretora do Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea e Diretora (1993-1997) do Instituto Português dos Museus, entidade pública que tutela os museus portugueses (1997-2002). Entre 2010 e 2016 dirigiu o Instituto de História da Arte (IHA / NOVA FCSH) onde agora lidera o Grupo de Estudos de Lisboa. Tem sido responsável pelo estabelecimento de parcerias e, assim, pela obtenção de financiamento de diversas instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millennium bcp e o Turismo de Portugal, IP, que têm participado em projetos de investigação dedicados à história das exposições ou edifícios patrimoniais portugueses. Além disso, liderou como Investigadora Principal dois projectos de I&D financiados pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT), Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal [PTDC / EAT-MUS / 101463/2008] e Da cidade sagrada ao secular Cidade. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana em Lisboa no século XIX [PTDC / CPC-HAT / 4703/2012]. Ela publicou extensivamente em exposições, catálogos e livros nacionais e alguns internacionais.