As Ciências do Património ao serviço da arte Mural de Almada Negreiros: os pigmentos tradicionais e as inovações nas paletas cromáticas de Almada no Edifício DN em Lisboa

Esta comunicação relata a primeira abordagem analítica realizada em duas paletas de trabalho de Almada negreiros, redescobertas em 1991 no hall principal do antigo edifício do Diário de Notícias em Lisboa.  Esta é a única ocasião conhecida em que o Mestre Almada deixa para trás as experiências de cor feitas na parede antes de começar a pintar. Ambas as paletas estavam escondidas atrás de armários de madeira desde 1940 e, como tal, constituíram uma oportunidade única para analisar os materiais e técnicas de pintura originalmente empregues.  Venha conhecer as técnicas de análise utilizadas e saber se Almada Negreiros foi, ou não, para além da paleta cromática tradicional da técnica do fresco. Esta era uma das dúvidas levantadas pelos conservadores-restauradores, à qual iremos dar resposta. Não perca nesta sexta-feira, às 17h.

Nota bibliográfica (primeira autora)

Milene Gil é Conservadora-restauradora e Investigadora do Laboratório HERCULES na área de pintura Mural. Possui Doutoramento em Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, na especialidade Teoria, História e Técnicas de Produção Artística, Pós-Graduação em Química aplicada ao Património Cultural e Pós-Doutorado de 6 anos em Ciências do Património. É atualmente a PI do projeto O Desvendar da arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956). Milene Gil tem mais de 20 anos de experiência na área da pintura mural em Portugal e no estrangeiro. Para mais informações em https://www.cienciavitae.pt/portal/E11E-AC92-94E9.