Materialização e materialidade na geometria de Almada

Almada Negreiros prezou, durante a sua carreira, tanto o trabalho em murais como a investigação geométrica, esta última com mais intensidade na última parte da sua vida. Nesta palestra apresentaremos algumas obras que se situam na junção destes dois interesses, nomeadamente as fachadas da Cidade Universitária, os painéis do Edifício das Matemáticas em Coimbra e o painel Começar, no átrio da sede da Fundação Gulbenkian.

Pedro Freitas é Professor Auxiliar do Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Matemática, em 1999, na University of Illinois at Chicago. Para além de trabalho de regência de cadeiras e investigação, fundamentalmente em história da matemática e matemática recreativa, dedica-se também a temas de divulgação e interdisciplinaridade, nomeadamente de relações entre matemática e arte.

Simão Palmeirim tem uma licenciatura em Pintura (FBAUL), Mestrado em Fine Arts (Central Saint Martins) e Doutoramento em Ciências da Arte (FBAUL). Trabalha como curador independente, mediador cultural, e lecciona a formação “Arte e Matemática”, para o Plano Nacional das Artes. A sua investigação recente dedica-se ao abstraccionismo geométrico dando particular atenção à obra de Almada Negreiros.