What about Spanish murals of the 20th century? Needs and opportunities.

Nesta palestra é dada uma visão da produção de murais na Espanha durante o século XX, relacionando o tipo de obras realizadas com os acontecimentos políticos e socioeconômicos que condicionaram suas características e sua durabilidade. Veremos quantos deles foram perdidos e esquecidos sem a valorização que exigem. Há muitos estudos a serem feitos dos quais podemos aprender muito sobre nossa identidade e nossa história mais recente, bem como sobre a forma como os artistas da nossa área reinterpretaram as técnicas murais tradicionais e introduziram os novos materiais industriais na arte. A combinação de interesse, a recolha de documentos do ambiente imediato do artista e a utilização de técnicas analíticas e diagnósticas atuais permitir-nos-ão abordar os processos de conservação e restauro nas condições mais seguras para preservar um património tão significativo.

Mercedes Sanchéz Pons é doutorada pela Universitat Politécnica de Valencia (2002, Programa de Conservação e Restauro do Património Cultural). Desde 2003 é docente no Departamento de Conservação e Restauro do Património Cultural da UPV em licenciaturas e mestrados, onde lecciona desde 2006 a conservação e restauro de pinturas murais, nomeadamente murais contemporâneos e arte urbana.

É membro do grupo de pesquisa “Workshop on Analysis and Intervention in Mural Paintings” do Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio da UPV e pertence ao Micro-Research Cluster (MCI) “Globalization, Tourism and Heritage” do International Campus de Excelência VLC/CAMPUS. Ela também é membro do grupo “Arte Urbana e Pública” do Ge-IIC. Dirigiu e esteve envolvida em inúmeros projetos de investigação, catalogação e intervenção, sobre pinturas murais nacionais e internacionais. Entre os mais recentes, o restauro dos murais da igreja de San Nicolás em Valência e o Projeto Europeu Ewaglos: glossário ilustrado europeu de termos de conservação para pintura mural e superfícies arquitetônicas. Ela também é coeditora e autora do volume Conservation Issues in Modern and Contemporary Murals (Cambridge Scholars Publishing, 2015).