NEWSLETTERS
ENTREVISTAS
ZOOMIFY
MODELOS 3D
FERRAMENTAS INTERACTIVAS

NEWSLETTERS

Newsletter 1
Português / Inglês
Newsletter 2
Português / Inglês
Newsletter 3
Português / Inglês
Newsletter 4
Português / Inglês
Newsletter 5
Português / Inglês
Newsletter 6
Português / Inglês
Newsletter 7
Português / Inglês
Newsletter 9
Português / Inglês
Newsletter 11
Português / Inglês
Newsletter 13
Português / Inglês
Newsletter 8
Português / Inglês
Newsletter 10
Português / Inglês
Newsletter 12
Português / Inglês
Newsletter 14
Português / Inglês

ENTREVISTAS

Á conversa com Rita e Catarina Almada Negreiros: https://www.youtube.com/watch?v=VjPIUDti3aU




ZOOMIFY

Pintura mural o planisfério no átrio principal do Edifício DN: https://www.hercules.uevora.pt/DN-Planisferio/





MODELOS 3D

Estúdio de Almada Negreiros:

Aula de Geografia (1956) -Escola BE Patrício Prazeres, Lisboa
Aula de Ginástica (1956) -Escola BE Patrício Prazeres, Lisboa

FERRAMENTAS INTERACTIVAS

Ferramenta 1 – Modelos 3D das pinturas na Gare Marítima de Alcântara com história-parede este e oeste
Aqui podes ver as pinturas da Gare Marítima de Alcântara em 3D, com conteúdos de história e história da arte. A ideia é simples: explora o espaço, carrega nos pontos assinalados e descobre curiosidades e factos históricos sobre as obras. Os dois modelos têm som, para tornar a experiência mais imersiva.

 Atenção: os modelos podem demorar a carregar — recomendamos ver no computador, não no telemóvel.

Ferramenta 2 – Planisfério para os mais novos
Uma ferramenta pensada para despertar a curiosidade das crianças (e não só) com base na pintura do Planisfério. É uma pequena amostra do que se pode fazer de forma lúdica e didática — o objetivo é brincar com a composição e aprender ao mesmo tempo.
Experimentem com os vossos filhos!

 Tem som — e ele é essencial para vos guiar.

Ferramenta 3 – Está tudo no mesmo plano?
Esta foi uma experiência divertida para mostrar que, numa pintura 2D, pode haver profundidade!
Costumamos perguntar às crianças: “Acham que está tudo no mesmo plano?” — depois rodamos ligeiramente a imagem… e a surpresa é garantida.
É uma brincadeira que resultou muito bem e deixa sempre os mais pequenos de boca aberta e com vontade de saberem mais sobre as pinturas.

Ferramenta 4 – Ver além do visível: Almada em diferentes comprimentos de onda
E se pudéssemos ver para lá do que os olhos captam?
Nesta ferramenta, a proposta é observar a obra de Almada através de diferentes comprimentos de onda — visível, infravermelho e ultravioleta — para revelar texturas, detalhes técnicos, pigmentos e o estado de conservação das obras.
É uma viagem quase científica, mas acessível e cheia de descobertas inesperadas. Ideal para quem gosta de olhar com atenção… e ir mais fundo.